Também conhecida popularmente como Balão, Bate-testa, Bucho-de-rã, Capucho, Cerejas-de-judeu, Erva-noiva, Fisales, Físalis, Joá-de-capote, Juá-de-capote, Juá-poca, Juá-roca, Tomate-barrela, Tomate-capucho, Tomate-lagartixa.
É uma planta herbácea ou arbustiva e conhecidas no mundo todo por seus frutos saborosos e de aspecto singular. Elas são originária da Amazônia e dos Andes e pertencem à família Solanaceae, a mesma dos tomates, berinjelas, batatas e pimentões.
Seu caule é ereto e ramificado, podendo alcançar de 0,75 até 2 m de altura com tutoramento. As folhas são simples, opostas, pecioladas e com margens onduladas.
Suas flores são solitárias, hermafroditas, apresentam corola tubular curta e sua cor varia com a espécie podendo ser amarela, amarela com o centro marrom, branca ou arroxeada.
O fruto é esférico, sendo muito semelhante a um pequeno tomate e sua cor pode ser verde, amarela, laranja ou vermelha. O que o diferencia é o cálice desenvolvido, que envolve todo o fruto, de cor verde à princípio e que gradativamente seca adquirindo uma cor dourada, concomitantemente com maturação do fruto.
São frutos bonitos, ricos em vitaminas C e têm sabor ácido e doce, sendo amplamente utilizados in natura, simplesmente banhados em chocolate ou envolvidos com creme chantilly. Também podem ser utilizados na preparação de compotas, doces, geléias, sorvetes, licores, saladas, molhos, cozidos, assados e como frutas secas.
Algumas espécies também podem ser especialmente ornamentais, como ocorre por exemplo com a lanterna-chinesa (P. alkekengi). De pequeno porte e com frutos de cálices vermelhos, ela é apropriada para a formação de maciços e bordaduras, ou mesmo plantada em vasos e jardineiras.
Seu cultivo deve ser à sol pleno, meia sombra ou em ambiente protegido, sempre em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
Sua multiplicação é feita facilmente por sementes.