Planta perene, híbridas, originária da África tropical, desenvolvidas por diversos cruzamentos e melhoramentos genéticos.
São plantas de 15 a 20 cm de altura, de folhas suculentas, em rosetas, frágeis, de superfície aveludada, podendo ter tonalidades e formatos diferentes de acordo com a variedade.
Floresce quase o ano inteiro, apresentando grande diversidade de cores, podendo ser simples com 5 pétalas ou duplas, com bordas lisas, crespas ou enrugadas.
Obs.: Quando as flores murcharem devem ser cortadas com uma tesoura,medida necessária para evitar o apodrecimento, que irá se estender para o caule e depois para toda planta.
Aprecia luminosidade, sob luz solar indireta ou filtrada por cortinas. Muita luz solar ou muita sombra – planta sem flores.
Não haverá flores quando o ar é quente e seco, também se fizer muito calor e tiver muita umidade os botões ficarão atrofiados e secos.
Muito cuidado com a rega, evite molhar as folhas, use água na mesma temperatura do ambiente, a melhor maneira é por imersão: coloque o vaso num recipiente com água, mas sem mergulhar totalmente, a água só pode chegar no máximo a 3cm da parte superior do vaso. Quando notar que o substrato estiver umedecido retire o vaso de dentro da água. As violetas não gostam de excesso de umidade. Devem ser cultivadas em climas amenos, com temperatura ideal de 18 a 23º C
É uma planta muito delicada que exige alguns cuidados especiais, quanto ao substrato, luminosidade, regas, umidade, temperatura e fertilização, mas respeitando essas exigências é possível cultivá-la em casa. Como substrato utilize aqueles que tenham boa drenagem como pó de casca de côco, acrescido em composto orgânico + húmus de minhoca.
O fertilizante ideal para elas é NPK 04-14-10, ele é próprio para violetas. É uma planta ideal para cultivo em ambientes internos, em vasos pequenos.
A propagação é feita com o enraizamento das folhas (colocadas sob o substrato ou por divisão de touceiras, em qualquer época do ano.
Quando você adquire um vaso de violeta, ela veio de um produtor, onde existia todos os cuidados acima mencionados, ao chegar na sua casa o tratamento dificilmente poderá ser igual, isso irá resultar numa planta sem flores e com menos vigor