Além do abandono durante o ano, o jardim está sujeito às adversidades climáticas comuns ao litoral. Como altas temperaturas no verão, chuva, vento e maresia constantes, solos arenosos e com salinidade excessiva, além do frio durante o inverno.
Todos estes detalhes devem ser levados em consideração durante o planejamento do jardim, que também deve apresentar flores ou frutos no verão e ser de baixa manutenção.
Afinal, de nada adianta plantarmos uma flor belíssima e adaptada ao litoral se ela floresce apenas no inverno, quando não estamos lá para admira-la.
Planear o jardim à beira-mar exige mais do paisagista, pois além dos fatores acima listados, a paisagem deve ser harmônica e não contrastar com a beleza natural da orla marítima. É como uma complexa orquestra que precisa ser conduzida com cuidado para que tudo dê certo e os moradores fiquem satisfeitos.
Uma regra que vale muito nestes casos: observe atentamente as plantas que ocorrem naturalmente no local, elas estão adaptadas e em condições de suportar as adversidades, uma vez que, por exemplo, o litoral gaúcho não é o mesmo que o capixaba; e assim por diante.
Outro cuidado importante é em relação ao relevo. Terrenos muito baixos podem ser invadidos pela maré alta, capaz de destruir o jardim.
Caso seu terreno seja à beira-mar, pode ser uma solução elevá-lo um pouco para prevenir o problema.
Dicas de plantas que se dão bem em jardins à beira mar:
Árvores e Palmeiras:
Amendoeira (Terminalia catappa)
Coqueiros variados (Cocos nucifera)
Palmeiras variadas
Arbustos:
Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis)
Espirradeira (Nerium oleander)
Clúsia (Clusia fluminensis)
Alamanda-arbustiva (Allamanda laevis
Folhagens e Flores:
Bromélia Imperial (Alcantarea imperialis)
Onze-horas-da-praia (Lampranthus zeyheri)
Onze-horas (Portulaca grandiflora)
Gardênia (Gardenia jasminoides)
Lantana (Lantana camara)
Gailárdia (Gaillardia x grandiflora)