A peperômia um dos dois grandes gêneros da família Piperaceae, com mais de 1000 espécies registradas, por isso, é importante saber a diferença entre cada espécie para comprar a planta peperômia verde ideal para decorar sua casa e também sobre a peperômia cuidados.
A peperômia é uma das plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa. Não ocupa muito espaço, gosta do calor e não é tóxica. Você pode deixar um vaso de peperômia perto do seu pet sem se preocupar.
Ela é realmente uma planta muito procurada por conta dessas características e em consequência dos trabalhos com linguagem de jardins tropicais estarem em moda.
A peperômia é uma folhagem pendente, como a samambaia. Ela não tem flor, e as folhas, redondinhas, são verdes. Quando a folhagem recebe também a cor branca, a planta é chamada de variegata.
Bem fácil de cuidar, ela exige um pouco de atenção no verão, quando deve receber mais água. A peperômia pode durar mais de seis meses e chega a medir mais de um metro. A planta não pode pegar sol e deve ficar em temperatura ambiente, dentro de casa.
Embora variem consideravelmente na aparência, estas espécies têm, geralmente, caules espessos e forte folhas carnudas. As flores de Peperômia geralmente vêm em pontas cônicas amarelas a marrons.
Essas plantas perenes tropicais são cultivadas por sua folhagem ornamental. Elas são principalmente nativas da América tropical. Elas são compactas e geralmente não excedem a 30 cm de altura.
Elas variam consideravelmente na aparência. Alguns têm hastes rastejantes e alguns têm hastes carnudas e fortes. As folhas são lisas e carnudas e podem ser ovais com a folha no ou perto do centro da lâmina foliar, ou podem ser em forma de coração ou em forma de lança; seu tamanho pode variar de 2,5 a 10,2 cm de comprimento.
Elas podem ser verdes ou listrados, marmoreados ou bordeados com verde-claro, vermelho ou cinza, e os pecíolos de alguns tipos são vermelhos. As pequenas flores são imperceptíveis e crescem na forma de pontas de cordas.
Regar Peperômia
Por ser uma planta facilmente adaptável ao ambiente, os cuidados não são os mais difíceis: regá-las três vezes
Luz
Agora, com os aprendizados sobre a quantidade de água que ela deve receber, é hora de se atentar à luz que vai receber.
A peperômia é considerada uma planta de meia-luz, ou seja, um pouco de luz é sempre bem-vindo, mas exagerar não. Evite colocá-las em um lugar na casa em que o sol bate a maior parte do dia.
A luz do sol pode, na medida certa, fazer com que as folhas mudem de cor, no entanto, quando é muito direto pode acabar prejudicando a folhagem.
Plantio
Não é difícil, para fazer o replantio, basta um ramo para que ela cresça em um novo vaso, que deve ter os cuidados de adubação e a luz, como citados acima.
A fácil manutenção dela também ajuda na hora de replantar. Basta seguir os mesmos princípios da sua planta adulta.
Propagação
Estas plantas são geralmente propagadas por sementes. Elas também são comercialmente propagadas por estacas.
As plantas podem ser divididas no tempo de cultivo. Elas são removidas e separadas em pedaços menores, cada um com algumas raízes anexadas. Estacas de folhas ou caules também podem ser colhidas na primavera ou no verão.
As folhas inferiores da parte aérea são removidas e um corte é feito abaixo do nó inferior (articulação).
Elas são então colocadas em um banco por uma ou duas horas para permitir que um tecido de calos protetivo se forme sobre os cortes. São então inseridas em um caso de propagação com calor inferior a 20-25°C.
É melhor não selar completamente o topo, pois as plantas são semi-suculentas por natureza e a umidade excessiva é prejudicial. Quando raízes suficientes se formarem, as estacas podem ser plantadas em vasos de 3 polegadas ou em cestas suspensas.