O grande atrativo do cróton está em sua folhagem exuberante e brilhantes e podem assumir vários formatos, como ovais, afiladas, retorcidas ou arredondadas. O tamanho das folhas também pode variar.
Outra coisa que chama a atenção nesta planta é que sua folhagem além de possuir tamanhos e formatos variados, ainda apresentam coloração exuberante mesclando cores como roxo, vermelho, branco, rosa, amarelo, laranja ou verde, criando diversas combinações que tornam a planta única e bonita.
As cores podem aparecer como pequenas manchas nas folhas, ou cobrindo toda a borda das folhas, ou apenas o centro e as nervuras.
O Cróton pode chegar a uma altura de até 3 m, sendo que curiosamente suas flores tem pouco valor ornamental, pois são suas folhas que concentram a beleza desta planta.
Essas plantas podem ser usadas como atrativo ornamental isolado ou podem também ser plantadas em conjunto para formar cercas vivas coloridas, que proporcionam um contraste muito bonito devido à variedade de suas cores.
Em alguns casos podem ser cultivados em ambientes internos, desde que recebam bastante luz e também umidade. Esta planta não se adapta ao ar-condicionado. Portanto é indicada para áreas de luz, sala e outros ambientes abertos e que não tenham ar-condicionado.
O Cróton não tolera ar condicionado pois não se desenvolve em locais frios, e também não suporta geada. Esta planta não se desenvolve em locais muito frios.
Os Crótons devem ser cultivados em local que receba sol pleno ou no mínimo sombra parcial.
O solo em que são plantados deve ser fértil e leve, sendo que deve ser enriquecido com material orgânico, que pode ser encontrado facilmente em lojas de jardinagem.
As mudas devem ser regadas regularmente para que não se desidratem, mas o solo não pode ficar encharcado, portanto o ideal é regar com mais frequência utilizando menos quantidade de água. Uma boa dica é regar a planta ao amanhecer ou entardecer, para que o Cróton aproveite mais a água.
A multiplicação deste vegetal é feito tanto por estaquia quanto por alporquia, mas o plantio e manipulação devem ser feito com cuidado, pois sua seiva pode causar irritações na pele.
Caso não domine a técnica, algumas lojas de jardinagem fazem o serviço com plantas selecionadas, garantindo a qualidade da muda.
O Cróton pode ser também plantado em vasos para enfeitar interiores. Neste caso o local em que o vaso será colocado é de suma importância uma vez que a planta deve receber luz solar e não tolera o frio.
Quando crescem no interior da casa, é comum as plantas ficarem com as folhas empoeiradas. Para que elas se mantenham sempre bonitas a dica é limpar as folhas delicadamente usando apenas água.
Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar na água, caso contrário a planta pode não se desenvolver e chegar mesmo a morrer.
Seguindo essas regras de cultivo o Cróton vai crescer bonito e saudável, sendo uma excelente opção para ornamentar jardins.