A hera é uma das plantas de chão e cobertura mais populares do mundo. Propagá-la é uma ótima opção se você quer criar uma paisagem inofensiva e saudável, já que a planta previne a erosão, requer pouca manutenção e exposição ao sol, pode ser cultivada em terrenos íngremes e também pode ser usada para cobrir paredes e treliças e até mesmo plantá-la em vasos.
A hera-de-vaso é uma planta nativa do sudeste da Ásia. Ela é comumente cultivada dentro de casa em regiões temperadas, onde as suas vinhas podem atingir até 1,8 m de comprimento. Ela não produz flores quando cultivada como uma planta de casa, uma vez que não é possível atingir a maturidade no vaso.
No entanto, a planta é mais valorizada por suas grandes folhas marmorizada em forma de coração. A hera exige apenas cuidados e manutenção mínima para prosperar por muitos anos.
A seguir alguns passos simples, você poderá cultivar hera.
Como plantar
Compre uma hera de um viveiro e transplante para um novo e grande vaso. Plantas iniciadas a partir de sementes demorarão muito mais tempo para crescer, enquanto plantas começadas em viveiros podem ser transplantadas imediatamente.
Preencha o vaso com uma mistura de duas partes de solo para uma parte de turfa para aumentar a drenagem, pois a hera não prosperará em solo alagado. Coloque o recipiente em um local que receba luz indireta, ou de uma lâmpada ou luz solar filtrada.
Mantenha a temperatura entre 15 e 25ºC em todos os momentos para evitar o excesso de estresse sobre a planta. As temperaturas extremas podem murchá-la, fazer cair folhas ou até mesmo matá-la prematuramente.
Rega
Regue a hera uma vez por semana durante o primeiro mês após o plantio. O solo deve secar até uma profundidade de 5 cm entre as regas. A hera prefere condições mais secas após ser transplantada e pode apodrecer se exposta a muita água.
Aumente a frequência de rega para duas vezes por semana após a planta estar estabelecida, permitindo que o solo seque a uma profundidade de apenas 2,5 cm.
Adubação
Alimente a hera uma vez a cada duas semanas durante a primavera, o verão e o outono. Use um fertilizante NPK 10-10-10 para fornecer os nutrientes adequados. Regue-a completamente antes e após a aplicação para evitar queimar a raiz devido ao influxo de nitrogênio.
Reduza a fertilização uma vez por mês durante o inverno, quando o crescimento para e a planta entra em um estado dormente. Aplique o fertilizante seguindo as instruções da embalagem para a dosagem adequada.
Poda
Pode a hera durante o final do inverno, pouco antes do crescimento que começa na primavera, para manter a planta completa e espessa. Corte três ou quatro ramos a aproximadamente 5 cm do solo.
Apare as outras vinhas em alguns centímetros para ajudar na extensão de novas. Essa planta é muito indulgente e qualquer poda a beneficiará sem causar qualquer dano.