Muitas vezes compramos plantas já em vasos, mas mesmo assim é necessário, com o tempo replantá-las ou mesmo renovar a terra para que possamos ter plantas saudáveis.
Aos poucos, pode-se aprender quais são as condições ideais para cada planta, pois aqui como tudo na vida, é errando que se aprende e a experiência ajuda muito e traz confiança para tentar coisas novas, sem medo. As plantas são seres vivos e também precisam de cuidado e disponibilidade para serem cuidadas.
Como comprar:
Ao comprar plantas ou mudinhas, se forem muitas, prefira fazer isso em distribuidoras de plantas, pois como o movimento é grande, elas são sempre ou quase sempre novas, e vale a pena, pois é delicioso, o duro é não poder trazer tudo. E aproveite para conversar com os produtores ou distribuidores sobre as características de cada planta e como cultivá-las.
Fique atenta a qualidade do que vai comprar, observando o aspecto geral da planta, a cor das folhas, ausência de pragas, terra firme. Descarte as com folhas e/ou flores amassadas, amareladas ou com manchas. Se tiver flores, prefira as com botões semi-abertos.
Como plantar e montar o vasinho de onze-horas
Para o plantio das mudinhas é necessário preparar o vaso adequadamente.
- Em primeiro lugar devemos cobrir o fundo do vaso com pedrinhas, cacos de telha, argila expandida, o que preferir ou o que tiver à mão;
- Após o vaso preparado, faça uma mistura de areia, terra vegetal e terra comum. Em algumas plantas a proporção é 1:1:1, mas mude de acordo com cada planta. Use areia de construção (lavada de rio), e nunca use areia de praia, pois rem alta salinidade e não serve. Faça esta mistura, com as mãos enluvadas, coloque de um plástico, e adicione um pouco de húmus de minhoca (adubo orgânico);
- Após isso feito, coloque esta mistura dentro do vaso, deixando espaço para colocar a muda. Tire a muda do saquinho plástico e coloque o torrão com cuidado para que ele não se desmanche e complete o restante do espaço com terra, até cobri-la. Afofe a terra com as mãos, de modo que a muda fique firme. Para finalizar pode colocar pedrinhas, mas isto é opcional.
Não pense que o trabalho acabou, pelo contrário, agora sim é que vai começar:
Após plantas as mudas, procure um local adequado para sua planta, prefira um local livre de correntes de ar e sol muito forte, por mais ou menos 1 semana, até que a planta se adapte a todas as mudanças que sofreu, e só depois coloque-a no local definitivo.
Cada planta tem a sua necessidade de água, algumas mais, outras menos.
Não se esqueçam de que a onze-horas é uma planta suculenta, ela armazena água em suas folhinhas, por conta disso irrigue-a de forma a nunca deixar o solo completamente seco, não é porque a planta é capaz de sobreviver a períodos de estiagem que você deve fazer com que ela passe por eles. Lembre-se apenas de nunca encharcar a terra nem os botões das flores, o que favorece a proliferação de doenças.
Procure usar a água em temperatura ambiente.Quando estiver muito frio, coloque num regador e aguarde um tempinho, antes de molhar os vasos.
Cultive-a em lugar bem ensolarado, essa planta não sofre nenhum problema com o excesso de sol, muito pelo contrário, o sol a estimula a abrir suas flores.
Essa não é uma planta de difícil trato, seguindo as dicas acima provavelmente você obterá ótimos resultados. Não se assuste com as flores fechando durante a noite, elas voltam a abrir quando há luz.
Vez ou outra faça uma limpeza na planta, retirando folhas velhas e amareladas e flores que estão murchas, pois isto além de cuidar da saúde das plantas vai melhorar o seu aspecto.
A Adubação deve ser feita no início da primavera e durante o verão, a cada 15/20 dias, em média. Prefira usar adubos orgânicos como torta-de-mamona, farinha-de-ossos, casca-de-ovos, etc.
Procure não fazer adubações no outono e inverno, pois é um período em que as plantas repousam, apenas revolva a terra para melhorar sua oxigenação.
Como vocês viram a onze-horas é fácil de se plantar, de cuidar e de multiplicar, e além de tudo é linda e enche os olhos com suas cores vibrantes. Elas também podem ser plantadas em jardineiras e em vasos pendurados, ficam lindas !
Como fazer mudinhas de onze -horas
Cada galhinho da planta galhinho vai fornecer muitas mudinhas e vou explicar como. Primeiro destaque um galho, atentando para que tenha brotinhos;
Depois, delicadamente, parta-o com as mãos, é fácil, pois ele é durinho. Cada pedacinho é uma mudinha. Com cuidado, enfie cada pedacinho na terra, molhada, pois fica mais fácil de colocá-la, pronto, acabou! Facílimo, não? Agora, e só acompanhar o seu crescimento e se deslumbrar com suas cores.