Apesar do nome ser pouco conhecido, o clerodendro-da-china é um arbusto ideal para fazer belas ornamentações. Por isso ele é apreciado no mundo inteiro.
O clerodendro-da-china é um arbusto semi-lenhoso, de ramagem ereta e com poucas ramificações, usado como florescimento ornamental. Suas folhas são grandes, ovaladas a cordiformes, de cor verde-escura, com margens serrilhadas e aroma almiscarado. As inflorescências surgem no fim da primavera e a floração permanece até a primeira geada, quando há.
Suas flores se unem em inflorescências e são muito numerosas, de formato afunilado e cor rosa, dando grande beleza a esse arbusto. Na estação do inverno o clerodendro-da-china perde suas folhas para brotar novamente na estação da primavera.
Onde melhor cultivar o seu Clerodendro-da-China
Este belo arbusto pode ser utilizado em maciços ou preferencialmente em lugares onde possa haver contenção durante seu crescimento. Desse modo, não é apropriado plantar o clerodendro-da-china próximo às plantas que são menores que ele, pois ele tendera, pelo seu tamanho maior a sufocar essas plantas.
Da mesma maneira como esse arbusto emite brotações fortes proveniente de suas raízes, quem for cultivá-lo poderá ter alguma dificuldade para controlá-lo em determinados lugares. Por isso, deve-se evitar plantá-lo de uma maneira geral, em locais acidentados, ou de difícil acesso.
Uma ótima opção para desenvolver esse arbusto é plantá-lo em vasos ou jardins. Dessa maneira, não haverá motivo para preocupação dele se espalhar demais e sufocar as plantas menores. Em geral, suas flores são bem perfumadas e também são ricas em néctar, fato que exerce um grande poder de atração entre as borboletas e os beija-flores da região.
Maneira correta de cultivo
O clerodendro-da-china deve ser cultivado em plena luz do sol ou com um pouco de sombra. O solo ideal para o plantio desse arbusto deve ser fértil, drenável e rico em matéria orgânica, sendo irrigado constantemente durante todo o período em que houver a vegetação.
No inverno deve-se realizar uma boa poda, removendo os ramos secos, danificados, dando assim uma bela forma ao arbusto. A planta é bem tolerante a uma estiagem, mas não é capaz de resistir em um solo encharcado. Esse arbusto possui a capacidade de se multiplicar com extrema facilidade através da divisão de sua ramagem que está enraizada e da separação das brotações que surgem em voltada da planta mãe.
Dicas importantes para cultivar o Clerodendro-da-China
O melhor processo para fazer um bom plantio, é preciso que se faça uma análise detalhada física e visual do terreno, o qual deseja cultivar a planta, levando em consideração tanto os aspectos feitos pelo homem quanto aqueles feitos pela “Mãe Natureza”. Isto serve, não só para o clerodendro-da-china, como para qualquer outra planta.
Um reconhecimento especifico de algumas características naturais do solo, onde quer cultivar suas plantas, é importante.
* Em primeiro lugar deve-se verificar o tipo de vegetação que existe no entorno. Pode ser que próximo a sua casa já tenham arbustos árvores, ou outras plantas. Antes de se decidir se ela vai ou não incluí-los no seu projeto de cultivo, deve-se conhecer que tipo de plantas elas são, pois algumas delas podem ser “plantas daninhas” que não sirvam para o cultivo, enquanto outras podem ser plantas de grande valor, que realmente valham a pena cultivá-las em seu jardim.
* Deve-se também fazer uma consideração geral da aparência e da qualidade das plantas que pretende cultivar, além do modo como elas podem interferir no resto do projeto de plantação e quais os padrões de luz e sombra que elas podem produzir.
* Antes de fazer a terraplanagem, deve-se pensar em aproveitar e dar valor as mudanças topográficas que possam surgir e as plantas que já existam no solo que ela quer utilizar para fazer o seu plantio.
* A topografia pode ser entendida como algo referente à forma que a superfície do terreno possui. Alguns lotes de terra podem ser totalmente planos, enquanto outros podem apresentar formas variadas, como aclives e pequenas elevações, entre outros. É de extrema importância que a pessoa que vai cultivar uma planta consiga decidir se a topografia que já existe no local é passível de preservação ou se é melhor alterá-la para que desse modo possa atender às demandas e desejos da pessoa e da sua família em relação à área externa da casa.
* Outro fator muito importante para quem deseja cultivar uma planta deve levar em consideração, são os padrões de drenagem existentes no local, que podem possuir uma grande influência no projeto de jardim da residência que a pessoa concebeu. Ela deve ser capaz de perceber a direção do escoamento nos pontos que estejam mais baixos, nos quais poderá haver um acúmulo de agua encharcando o solo.
Quem deseja ter uma boa plantação deve fazer o monitoramento da drenagem com extremo cuidado para que possa ter total certeza de que as áreas que estão ao ar livre ficarão em uma boa localização, escoando a agua para bem longe das construções feitas pela pessoa, e que as plantas vão crescer de modo satisfatório no local onde a pessoa conseguir colocá-las.
* Outro fator de extrema importância é o solo do seu terreno que servirá para as plantações porque ele deverá dar suporte necessário tanto às plantas quanto às suas estruturas.
Deve ser pedida em um laboratório especializado, uma análise de solo que você deseja fazer sua plantação, cujos profissionais irão orientar a pessoa se o solo em questão apresenta as propriedades químicas e físicas necessárias para que haja um bom crescimento e desenvolvimento de suas plantas. A partir dessa análise o trabalho tanto engenheiro quanto do arquiteto que a pessoa poderá vir a contratar para fazer um planejamento das fundações das estruturas, irá se tornar muito mais fácil, deixando a pessoa ciente de que o local que ela pretende plantar é adequado ao cultivo.