Calanchoe é uma planta de origem africana, do gênero ‘suculentas’, da família Crassulaceae e também é conhecida no Brasil por nomes populares, como: flor da fortuna, saião, erva da costa, coerana e eoirama branca. Com altura máxima medindo em torno de 30cm, esta planta se adapta a solos férteis, soltos e bem drenados. Em geral, a Calanchoe é muito utilizada na decoração, tanto interna, quanto externa, podendo formar lindos maciços e bordas de jardins, devido à delicadeza e ao colorido de suas flores, que podem variar entre as tonalidades de vermelho, amarelo, laranja, rosa, branco e roxo.
Resistente ao calor e a pouca umidade, esta é uma planta que se adéqua a ambientes iluminados naturalmente e exige poucos cuidados, podendo tornar qualquer local mais agradável e aconchegante. Por ser uma planta suculenta, regas semanais durante o inverno ou duas vezes por semana no verão são suficientes. A época de floração da Calanchoe ocorre entre o final de outono e se estende até a primavera.
Saiba, a seguir, alguns detalhes de como escolher, cuidar e podar a Calanchoe para que permaneça bonita por mais tempo:
Como escolher a Calanchoê
- Na hora da compra, procure pelas plantas que apresentem um aspecto saudável, com folhas inteiras e viçosas, livres de manchas;
- Verifique se existem insetos em suas hastes ou flores, pois este tipo de ocorrência prejudica a durabilidade da planta;
- Escolha plantas com maior número de botões fechados, que ainda irão se abrir, tendo em vista que isto significa que a durabilidade da planta será maior;
- Evite plantas com folhas não uniformes, com poucas flores ou botões, com manchas ou acondicionadas em vasos desproporcionais.
Como cuidar do Calanchoê em casa
Ambiente e iluminação
Evite colocar a planta em locais escuros, pois suas folhas podem se tornar amareladas, murchar e cair. Lugares bem iluminados como jardins ou varandas são os mais indicados, tendo em vista que esta planta é bem resistente. Por ser de natureza rústica, se suas necessidades de iluminação, ventilação e rega periódica forem atendidas, esta planta não necessita de maiores cuidados com ataques de pragas ou doenças.
Tipo de solo
A planta se adapta em solos férteis, ricos em material orgânico. O ideal é o solo solto, poroso, drenado e rico em matéria orgânica. Para o plantio em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia.
Umidade
A Calanchoê não tolera o excesso de água, por isto procure regar apenas quando o substrato estiver quase seco. Cuide para não encharcar o solo. Quando for regar, também evite deixar que a água caia sobre as folhas, pois isto acaba manchando-as. As flores também não devem receber água diretamente, tendo em vista que este descuido causa o seu apodrecimento rapidamente. Em dias de muito calor ou em regiões quentes, regar a planta duas vezes por semana é o suficiente. Durante o inverno, regar apenas uma vez por semana é o ideal.
Como podar a Calanchoê
Os cuidados com a poda são bastante simples. Muitas doenças que causam apodrecimento de folhas e flores são causadas por excesso de água, portanto é necessário que as partes danificadas sejam retiradas da planta imediatamente, evitando assim que a doença se espalhe.
Propagação ou reprodução
Para formar novas plantas, basta utilizar os brotos que surgirem nas bordas de suas folhas adultas, plantando-os em solo fértil e bem drenado, tanto em vasos quanto em jardins.
Com base nestas dicas simples, é possível ter a beleza das flores de Calanchoê enfeitando o ambiente por mais tempo.
Thursday, 27. June 2019
Ótimo artigo Sonya!
Eu particularmente amo essas plantas, elas estão sempre vivas e coloridas!
Gostaria de compartilhar aqui um segredo para fazer elas florescerem, pode ser muito útil para as pessoas que lerem
Se você quer que sua planta floresça em um momento específico, como o Natal, você precisará fazer algum planejamento.
Minimize a rega e dê à planta um período de 14 horas sem luz diariamente 6 semanas antes do tempo de floração desejado.
Coloque a planta em um armário ou debaixo de uma caixa por 14 horas e forneça 10 horas de luz.
Mantenha a planta aquecida e longe de correntes de ar. Não regue nem alimente a planta por mais 6 semanas, pois ela está dormente.
Assim que você ver botões de flores, mova a planta para uma iluminação mais brilhante e volte a rega. Fertilize a planta e remova as flores usadas para estimular novos botões.