Originárias da África do Sul, as gérberas são flores lindas e delicadas e muito populares. Atualmente a flor gérbera ocupa o quinto lugar entre as flores de corte mais comercializadas, perdendo apenas para a tulipa, o crisântemo, o cravo e a rosa.
Podendo chegar a 40 cm de altura, são aproximadamente 30 espécies que compõem o gênero Gerbera. Suas cores mais comuns são o vermelho, o rosa, o branco, o amarelo e o laranja. A floração dessas plantas ocorre durante todo o ano, principalmente no inverno e na primavera.
Apesar de serem fortes, essas plantas, assim como todas as outras, necessitam de alguns cuidados de jardinagem.
Abaixo algumas dicas para quem deseja aprender como cuidar da gérbera.
Um dos pontos principais é o correto preparo do solo, que, de preferência deve conter um pouco de areia. Para que as gérberas cresçam bonitas e saudáveis, é necessário caprichar na adubação do solo, que deve ser orgânica ou NPK 4-10-8. O substrato da planta deve ser úmido, porém não encharcado. A rega deve ocorrer de uma a duas vezes por semana, somente em períodos secos.
Em locais de clima ameno, a planta precisa de luz solar direta. Em regiões muito quentes, deve ficar à meia-sombra, pois a gérbera não suporta temperaturas muito altas. Por outro lado, em regiões muito frias e sujeitas a geadas, ela chega a perder as folhas no inverno. Caso não ocorra nenhum problema, a planta rebrota espontaneamente assim que a temperatura volta a se elevar.
Sua gérbera vai florescer bem no período entre a Primavera e o Outono. Assim que acabar a floração, corte as hastes das flores murchas, bem na base da planta.
Retirar as folhas secas também é essencial para o bom crescimento da planta. As pétalas com aspecto envelhecido também devem ser cortadas.
Outra dica é manter as plantas longe de ambientes fechados, pois isso pode ocasionar o ressecamento das flores. Em regiões mais frias, é necessário que as plantas recebam incidência direta de luz solar. Já em lugares mais quentes, elas devem permanecer à meia sombra.
Geralmente, as gérberas duram alguns anos, contudo é na segunda floração que costumam ser mais viçosas. Caso a gérbera esteja em um vaso, é necessário que este seja grande, de modo que não limite o crescimento de suas raízes. Do contrário a flor raramente voltará a florescer ou, caso floresça, suas flores não serão de boa qualidade.
Observe que a gérbera é uma excelente flor de corte, e que possui grande duração.
Thursday, 1. November 2012
Adorei o seu blog,além de ter coisas belíssimas,é super completo!!!
Parabéns, bjos
Sunday, 4. November 2012
Adoro plantas, tenho umas gérberas mas são plantadas no jardim contornadas de grama esmeralda, elas florecem, há algum ploblema nisso? Parabéns pelo blog, é muito útil, sou uma visitante permanente.
Tenho uma hortensia no jardim, ela não desenvolveu bem , solta alguns brotos bonitos, mas depois eles não crescem e murcham. O que poderá estaracontecendo, será a terra, ou as gramas em sua volta?