A planta Bico de Papagaio (Euphorbia pulcherrima), também conhecida como Poinsetia, Estrela-de-Natal e folha-de-sangue é originária do México, e pode ser encontrada nas cores: vermelho (a mais popular), rosa, creme, roxa, salmão, amarelo e até branco.
Sua flor é bem pequena e fica no centro da planta, a parte colorida que parecem ser as pétalas das flores é na verdade uma folha modificada por bactérias.
Muito vendida em pequenos vasos para decoração, principalmente na época do Natal, se plantada em áreas externas vira um arbusto que cresce até 4 metros de altura se não podado.
Como cuidar da planta Bico de Papagaio
Cultivo
Os Bicos-de-papagaio devem ser plantadas em locais bem ensolarados, onde se desenvolvem muito bem O solo ideal para cultivo é um que seja solto e com boa drenagem, então uma adição de areia lavada ou substrato para vasos à terra, são necessários. Vale lembrar que são pouco resistentes ao frio. Existem algumas técnicas para controlar a produção de brácteas em plantas para paisagismo. Caso deseje muitas brácteas de tamanho médio estimule o crescimento dos galhos cortando as pontas dos caules a cada 2 meses até meados de fevereiro. Caso queira obter brácteas maiores, mas em menor quantidade, limite o número de caules. Anualmente na primavera pode as plantas entre 15 a 30 cm do solo para que brote uma folhagem totalmente nova com muito mais ponteiros o que proporcionará uma floração ainda mais intensa.
A floração do Bico de Papagaio é normalmente no inverno, porém se conseguir reproduzir a diminuição de luminosidade, simulando dias de sol mais curtos, a planta “entenderá” que está no inverno e pode desta maneira florir em épocas diferentes do ano.
Regar:
Não é recomendar encharcar, as regas só devem acontecer quando o solo estiver quase seco.
Adubação:
Recomenda-se que seja feita adubação no início do inverno preparando-a para próxima floração. Procure adubar de preferência, após as 16:00h, em dia de lua cheia. Pode ser usado uma mistura de composto orgânico, adubo animal curtido, na proporção de 4:1 e NPK fórmula 10-10-10, 2 colheres de medida para 1 balde de mistura.
Poda:
A poda pode ser feita de acordo com o formato que a pessoa desejar, para manter a planta baixa, por exemplo, corte a ponta dos galhos superiores, isso vai estimular a saída de galhos laterais.
Plantio:
Após a floração, retire alguns galhos e todas as folhas e corte-os em estacas de cerca de 20 cm. Prepare vasos de 15cm de diâmetro e plante-a com uma mistura de areia com terra.
Saturday, 22. October 2011
Adorei o seu site,muito legal mesmo,gostei da música de fundo e da imagens os textos também! amei seu site inteirinho…
bjs
Thursday, 29. August 2013
adorei gostei muito mesmo minha filha sempre visita