Planta rústica, da família Violaceae, originária dos continentes europeus e asiáticos e que exige poucos cuidados.
É uma planta herbácea, anual, que atinge uma altura entre 20 a 25 cm. Sua propagação é feita através de sementes, no outono.
São cultivadas em jardins, vasos e jardineiras de qualquer tamanho, em local ensolarado e com substrato rico em composto orgânico, solto e bem drenado.
Suas flores se apresentam de maneira isolada ou agrupadas em hastes florais. Florescem quase o ano inteiro. principalmente durante o inverno e primavera. São flores geralmente violetas e rosas, podendo apresentar também várias cores.
São cultivadas em jardins e gostam de climas amenos, embora alguns tipos apreciem climas quentes e úmidos.
No verão essas plantas precisam estar em ambientes com meia-sombra e muita luz, embora não suportem sol direto entre 10 e 17 horas, e devem ser também protegidas de ventos fortes. O solo ideal deve ser arenoso e rico em matéria orgânica.
As regas precisam ser feitas de 2 a 3 por semana nos meses quentes e uma vez por semana nas épocas frias.
O plantio deve ser feito com um substrato composto encontrado no comércio ou prepara-se uma mistura peneirada, contendo 2/3 de terra vegetal e 1/3 de areia fina.
No paisagismo a planta é cultivada em grandes canteiros de uma só cor ou de cores variadas, em algumas cidades deste país são a atração para turistas.
Uma dica para completar vasos de plantas perenes:
Não retirar a planta do recipiente, somente introduzi-lo no substrato. Quando passar o ciclo ou a estação, retirar e substituir por outra planta, como a petúnia, por exemplo.