A Solanum ovigerum é da família do jiló, Solanáceas, e originária da Índia. A planta é tão curiosa que, após o florescimento de uma florzinha roxa bem bonitinha, nascem esses frutos muito parecidos com ovos de galinha.
Ao primeiro ver, são ovos bem simpáticos e originais, parece algo artificial. Não são comestíveis, mas agradam os olhos e tiram bastante gargalhadas de quem vê, trazendo muita diversão para os locais onde são expostas essas árvores que “botam ovos”.
Características
Esta espécie nem um pouco imperceptível, apresenta como características, hastes eretas, pubescentes e ramificada, cobertos por pequenas cerdas finas. Suas folhas são classificadas como alternas, o que significa apenas uma folha por nó, anguladas ou lobadas, ovais (até as folhas), e onduladas nas bordas das folhas. As flores são solitárias na cor lilás, e seus frutos, nem um pouco discretos, são oblongos, esbranquiçados, muito parecidos com os ovos das galinhas.
Essa planta pode ser cultivada em canteiro ou vasos, e multiplica-se por sementes. Seus frutos, após maduros, adquirem uma cor amarelada, laranja ou creme. Cada planta produz apenas de 5 a 15 frutos (Ovos), e só uma vez em toda sua vida. Por esse motivo, a cada floração você deve plantar suas sementes se quiser ver novos ovos vegetais em seu jardim.
Por esse motivo, essa planta é muito mais usada pra ornamentação do que para outra coisa. Diga-se de passagem, que uma decoração com uma planta que põe ovos seria algo curioso e digno de muitos comentários a respeito. A planta apresenta como característica um tamanho pequeno, podendo variar entre 30 e 50 cm de altura. Seu período de produção é de, aproximadamente, 6 meses.
Como cultivar
A planta-ovo não é anual, mas por se tratar de uma espécie tão delicada, é cultivada como se fosse. Um método com filtro de de café pode ser utilizado para sua germinação.
O método
Coloque as sementes da planta-ovo em um copo com água fervida por 10 min., com 2 gotas de soluções hidrocloradas, que você encontra em lojas especializadas na área. Passado os 10 min, lave bem as sementes usando um coador, até que a solução de cloro seja totalmente retirada.
Peque um filtro de café e borrife-o também com água fervida para que ele apenas fique úmido e não molhado. Concentre as sementes já dentro dele, todas do mesmo lado, e dobre o filtro ao meio duas vezes.
Assim, suas sementes ficarão com uma camada de filtro de um lado, e três camadas do outro.Coloque o filtro dobrado e umedecido dentro de um desses saquinhos que fecha em cima com um zíper, sopre um pouco de ar dentro dele, feche o saquinho, e o guarde em pé. Você acaba de fazer uma pequena estufa.
Isso ajuda muito e acelera alguns dias da germinação. Não se esqueça de abrir o saquinho pelo menos um dia sim e outro não para umedecer mais um pouco o filtro e acompanhar a germinação das sementes. Uma dica é de borrifar o filtro com água em uma solução de 1:20 com água oxigenada, para evitar formação de fungos.
Como proceder após o plantio
Após as sementes terem germinado, elas devem ser manipuladas com cuidado, para que as raízes emergentes não se quebrem. Você pode utilizar pinças ou simplesmente água para desgrudá-las do papel.
Depois de germinadas as sementes, a plântula deve ser reintroduzida em recipientes como bandejas de isopor ou copos de papel, onde seja possível adição de substrato e não terra. Em todo o caso, podem ser usado terra orgânica da mais fina.
Para transplantá-la para um local definitivo mais tarde, faça com delicadeza para evitar danos em suas raízes, e também sua produtividade. Você pode optar por fazer essa mudança nas horas mais frescas do dia, a tardinha e com o solo úmido, dias nublados também são uma ótima opção.
Deixe um espaço entre uma e outra de cerca de 50 ou 80 cm. A planta-ovo gosta de muito sol, mas também de sombra, então escolha um local pra ela onde ela possa ter as duas coisas ao longo do dia.
Regue-a regularmente, mas sem encharcá-la por completo. O essencial é mantê-la úmida, assim como o seu substrato também. Porém, água demais pode fazer com que as raízes apodreçam.
Plantas delicadas como a planta-ovo são muito propícias às pragas, portanto adube-a sempre. Ela resiste a todos os tipos de clima brasileiros, não têm muita preferência por solo, mas não se desenvolvem muito bem em solos argilosos.
Curiosidades
Propriedades Medicinais
Essa planta apresenta muitas propriedades medicinais, suas folhas e frutos são bastante indicados para tratamentos de colesterol alto, diabetes, artrite, entre outros. Muitas plantas são utilizadas para fins medicinais, mas isso não quer dizer que você possa manipular esse tipo de propriedade sozinho, ou em casa.
Sempre procure um médico antes de qualquer coisa, e hoje em dia existem muitas farmácias de manipulação que já são especializadas em manipular remédios com extratos naturais na fabricação de remédio. Portanto, procure um médico especialista, e compre seus remédios, mesmo que naturais, em uma farmácia.