Os Jardineiros inexperientes e com excesso de zelo podem pôr a perder suas queridas plantas. Com receio de que elas fiquem sem água, eles tendem a encharcar os vasos. E o excesso de regas, além de outras coisas, provoca o apodrecimento das raízes e acaba matando as plantas.
Se bem que é o excesso de regas que pode comprometer as raízes, essa não é a única causa.
Para que a água tenha efeito negativo é necessário que ela fique empoçada, e isso acontece quando a drenagem do vaso não é suficiente.
Um vaso que não tenha um furo de drenagem, por exemplo, tende a ficar seco na superfície, enquanto a água se acumula no fundo e não deixa vestígios. Nesse caso, mesmo que se observe a rega recomendada para a planta, o apodrecimento das raízes pode ocorrer.
Às vezes, porém, é a mistura de terra a responsável pela drenagem inadequada do vaso. Isso geralmente acontece quando se usa inadvertidamente terra argilosa na mistura. Esse tipo de terra, quando em grande quantidade, forma uma liga resistente como a do barro e, depois de ressecada, não deixa a água fluir livremente no interior do vaso. Formam-se, então, poças que acabam provocando o apodrecimento das raízes.
Por outro lado, as próprias características das plantas também concorrem para que isso aconteça. Algumas suportam muito bem a presença constante de água, podendo viver longo tempo dentro de um recipiente só com água – como o sigônio e certas dracenas -, enquanto outras, aliás a grande maioria, não suportam isso.
A solução para este problema é seguir com critério as indicações de cultivo para as diferentes espécies, principalmente no que diz respeito à mistura de terra e às regas.
Sempre adquira vasos com furos para escoar o excesso de água e dê mais qualidade de vida à suas plantas.