Os pinheiros são árvores que estão inseridas no grupo das Gimnospermas, da família Pinaceae. Esse tipo de árvore é muito popular no hemisfério norte e em países como México e Califórnia. O pinheiro possui uma importância muito grande na produção de celulose que origina o papel.
Dentre suas principais propriedades estão a grande leveza e o rápido crescimento. Também é muito favorável na produção de madeira em locais com intenso clima tropical e temperado.
A árvore tem uma grande tradição entre os povos orientais, notadamente, Japão e China e em pequenas árvores bem apreciadas e conhecidas como Bonsai.
Tem uma ligação muito grande com o natal, sendo usado como árvores e tendo suas pinhas como principal ornamento decorativo. Pelo fato de ser uma árvore com característica seca e grande quantidade de resina, acaba sendo fácil para ser incendiada, tornando-se bem inflamável dependo do caso.
Como Cuidar de um Pinheiro
Como em qualquer outro caso, existem algumas regras básicas para cuidar com eficiência de um pinheiro, tais como:
1 – O tempo que se pode cultivar um pinheiro em um vaso é de até 5 anos, mas para isso o local deve sempre receber luz do sol e também ficar com uma terra de boa qualidade.
2 – Inicialmente também é extremamente importante procurar escolher uma muda com suas raízes de preferência envolvidas em um grande torrão de terra desde o caule até as raízes.
3 – Pessoas que pensam em cultivar uma árvore dessas dentro de casa, devem procurar uma espécie que seja favorável como o pinheiro Tuia.
4 – Para o caso da espécie Tuia a muda deve possuir em média 60 cm. Como a planta pode chegar até 4 m de altura em 9 meses, o vaso deve possuir no mínimo 80 cm de diâmetro e profundidade.
5 – O momento de ser realizada a poda também é uma responsabilidade do dono que necessita de uma tesoura específica para essa finalidade. Sempre se deve tomar o cuidado de remover os galhos secos diretamente de sua base, bem rente ao tronco. Esse processo favorece o surgimento de mais brotos e também causa um estímulo na entrada de luz.
Como cuidar de um Pinheiro Bonsai
Uma das espécies favoritas para muitas pessoas é o Bonsai. Servindo para muitos, apenas como ornamento decorativo, e para outros como planta colecionadora, o Bonsai é uma árvore de tipo “pinus” que pode viver durante anos.
Pessoas que conseguem dominar a arte de cuidar de um Bonsai estão também adquirindo o controle de uma técnica milenar.
Eis os passos:
1 – O Bonsai é uma planta de ambiente externo, precisando de no mínimo receber luz do sol por 6 horas diariamente.
2 – A adubagem é realizada periodicamente, a cada 30 dias entre a primavera e o outono. O inverno não necessita de adubagem.
3 – O transplante deve ser feita no final de cada inverno de 2 em 2 anos para casos de plantas novas e de 5 em 5 anos para as plantas mais velhas.
4 – O tipo de solo ideal para um Bonsai é o que oferece melhor drenagem.
5 – O fungo branco chamado de Mycorrhizas é muito importante em caso de transplante de um vaso para o outro. Como ele se deposita no fundo do mesmo, não esquecer sua reposição.
6 – O período de poda deve ser feito no inverno, procurando sempre deixar um pequeno toco para retirá-lo depois que estiver seco.
7 – Tomar cuidado para não remover todas as agulhas de um galho, para que a planta não morra.
8 – Algumas “velas primárias”, que aparecerem no início da primavera até o começo do verão, precisam ser podadas, em intervalos de 20 em 20 dias. Quando surgirem no local que foram removidas as velas primárias, as velas secundárias, o ideal é deixá-las apenas 2 cm para não ficar desproporcional ao tamanho da árvore.
9 – O controle desse crescimento secundário deve sempre ser removido pela metade no período de 2 anos. Resumindo de uma forma mais simples, no primeiro ano deve-se deixar crescer e no ano seguinte devemos então realizar a poda pela metade.
10 – Para a correta poda das agulhas, o processo deve ocorrer no princípio do verão, apenas retocando as áreas superiores e inferiores e manter as áreas laterais para que formem uma bifurcação.
11 – Jamais remover todas as áreas com agulhas, mas caso tenha interesse em uma brotação interna, realizar sempre uma pequena pinçagem em novas brotações terminais dos galhos.
12 – Para realizar um aramamento ideal, o melhor é realizar no período do outono, e depois voltando ao normal no começo da primavera. Nessa estação do ano, esses galhos são bem mais fáceis de serem moldados.
13- A melhor forma de propagar essa planta é pelo uso das sementes.