Nome Científico: Bixa Orellana
Nome Popular: Urucum, urucuzeiro, colorau
Família: Bixaceae
Origem: América Tropical
Ciclo de Vida: Perene
O Urucum é uma arvoreta muito ornamental que, pela beleza das flores e frutos, também pode ser cultivada de forma paisagística. Seus frutos costumam aparecer em árvores bem jovens, com cerca de 2 anos.
Seu fruto, também chamado de urucum, tem formato oval, de cor amarronzado e vermelho-vivo, coberta de espinhos. As sementes, pequenas e numerosas, são cobertas por um tipo de polpa, avermelhada ou laranja. Aliás, é desta polpa que vem o nome popular da planta: urucu, que em tupi significa “vermelhão”.
Suas flores, cor-de-rosa, aparecem na Primavera e duram até o Verão, deixando o jardim com um ar alegre e bonito.
Seu cultivo em casa é fácil e não existem maiores problemas. É um arbusto ou arvoreta que atinge entre 3 e 5 m de altura e pode ser plantado em grandes vasos, em varandas ou pátios, contanto que a luminosidade seja boa. Antes de plantar, algumas informações botânicas podem ajudar, sem falar que não dá para esquecer das dicas de cultivo.
Dicas de cultivo
Clima: úmido, com temperaturas entre 15ºC e 21ºC no Inverno, ressentido-se contra as geadas;
Luminosidade: deve ser plantada em lugares com luminosidade intensa, de preferência a sol pleno.
Solo: apesar de rústico, prefere os férteis, com boa retenção de umidade e rico em matéria orgânica. Uma mistura adequada ao plantio seria 2 partes de terra argilosa, 1 de composto orgânico ou esterco bovino bem curtido, e 1 parte de areia lavada.
Regas: nos primeiros meses, 2 a 3 vezes por semana, na Primavera e Verão, e 12 regas semanais, no Outono e Inverno.
Propagação: por estacas retiradas de ramos semilenhosos e plantadas com substrato arenoso. Se as estacas utilizadas forem retiradas de árvores que estejam floridas, as novas plantas florescerão mais rápido do as conseguidas a partir de sementes. Se optar por sementes, saiba que a taxa de germinação é alta, levando em média de 10 a 20 dias para brotar.