As hortênsias são flores de exterior muito bonitas e fáceis de cuidar, requerem pouca atenção para estarem bem bonitas e saudáveis. Abaixo uma breve explicação de como plantar hortênsias a partir de mudas ou estacas. Continue a ler os passos que lhe explicamos e olhe sobretudo para as imagens para ver como se faz.
Procure hortênsias bem bonitas e corte alguns ramos, não devem ter mais de 15 cm. A melhor época para plantar estacas de hortênsias é a primavera e o verão.
Deixe as estacas num frasco ou jarro com dois dedos de água, durante pelo menos 1 hora.
Corte as folhas ao meio, este é um bom truque para aumentar as possibilidades de a planta sobreviver e reduzir as necessidades de alimentação das folhas em prol da planta.
Coloque um filtro de café dentro dos vasos. Isto evitará que a terra saia fora do vaso, para além de permitir que a terra se mantenha úmida.
Misture terra para vasos, adubos e composto. Recomendamos, 1/2 de terra de vaso, 1/4 de adubo e 1/4 de composto. Encha os vasos com esta composição.
Regue a terra que colocou para que fique compacta. É importante que regue as hortênsias um pouco todos os dias, mas não demasiado de maneira a que as raízes não apodreçam.
Em seguida, ponha as varas de madeira cravadas na terra, estas duas varas devem ser um pouco mais altas que as estacas de hortênsia. Além disso, deve colocar uma bolsa de plástico em cima da planta.
Certifique-se de utilizar uma bolsa suficientemente grande, para que a planta não toque na bolsa. As varas servem para isso mesmo, para evitar que as plantas toquem no plástico e assim produzir um efeito de estufa.
Coloque-as num lugar com sombra onde não recebam luz solar direta. Lembre-se de as regar com frequência.
Passadas 3 semanas as estacas devem ter raízes e estarão prontas para retirar o plástico. Retire a bolsa e deixe-as ao sol no exterior.