Existem plantas cuja beleza é espetacular e costumamos acreditar que só poderíamos desfrutar do seu encanto em nossa casa se tivéssemos um jardim, mas não é bem assim. Como veremos hoje, você pode cultivar lindas flores dentro de sua casa ou em uma pequena varanda.
Embora estejamos habituados a ver a azaléia como uma planta de exterior, se lhe dermos os devidos cuidados.
Recursos da azaléia
Antes de tudo é importante que você conheça um pouco melhor sobre essa planta, que na verdade é um arbusto nativo da Ásia.
* Folhagem perene. Ao contrário de outros, este arbusto não perde as folhas com a chegada do outono, a sua folhagem permanece estável e verde durante todo o ano. Esta é a regra geral, mas lembre-se de que existem algumas variedades de azaléias que são decíduas, então não se assuste se o seu perder as folhas no outono.
* Flores vistosas. Sem dúvida, o que mais chama a atenção na azaléia são suas flores em formato de sino, e em cores tão variadas como branco, vermelho, rosa, roxo e laranja.
* Época de floração. Este arbusto floresce na primavera, embora a época exata de floração pode variar um pouco dependendo da variedade em questão e da região em que nos encontramos. Além disso, existem algumas espécies de azaléia que produzem folhas durante o outono.
* Tamanho e forma. Esta característica também depende da variedade de azaléia em questão. Normalmente é um arbusto baixo, compacto e com muita folhagem. Mas existem variedades que podem atingir vários metros de altura. A forma que adota naturalmente também está relacionada com a variedade, existindo azaléias redondas, outras com taças ovais e também algumas mais abertas.
Como cultivar azaléias em vasos
Se você deseja ter azaléias dentro de casa, preste atenção as informações aqui dadas. Para começar, certifique-se de plantar na primavera ou no outono, para que a planta fortaleça suas raízes antes de começar a florescer.
Tipo de vaso
O recipiente onde colocamos as nossas plantas tem muito mais importância do que normalmente lhe damos. Uma má escolha de tamanho ou material pode impedir que a variedade que plantamos cresça como deveria, eles poderiam até influenciar a morte da planta.
Quando se trata de plantar azaléias em vasos, o ideal é escolher um recipiente com cerca de 30 cm de diâmetro para que possa expandir suas raízes. Mais tarde, se necessário, podemos transplantar
Quanto ao material, a argila é preferível. A argila cozida permite que o substrato e as raízes recebam mais ar e acumulem menos umidade.
Por outro lado, é imprescindível que a base do vaso possua um ou vários furos de drenagem para escoar o excesso de água da irrigação.
Condições do solo para esta planta
Quando se trata de plantar azaléias em vasos com sucesso, é muito importante acertar o meio de plantio. Porque este arbusto é um pouco exigente nesse aspecto.
Necessita de substrato com pH ácido entre 4.5 e 6.0 e isento de calcário. Isso permite que a planta absorva com eficiência todos os nutrientes de que necessita.
Além disso, é importante que o solo tenha textura leve e boa capacidade de drenagem. Para evitar alagamentos, recomenda-se adicione um pouco de cascalho ou areia no fundo do vaso, pouco antes de incorporar o substrato.
Colocação de plantas
Para um bom resultado é preciso ter cuidado ao plantar em vasos. A azaléia deve estar a uma profundidade de cerca de 2 cm, centralizado no vaso, para que suas raízes não fiquem muito compactadas ou presas às paredes do recipiente.
Assim que a planta estiver bem localizada, preencha as lacunas com substrato e certifique-se de que esteja firmemente no lugar.
Cuidados com a azaléia dentro de casa
Agora que você já sabe como plantar azaléias em vaso, é hora de dar a elas os cuidados que precisam para estarem sempre saudáveis e bonitas.
Localização do vaso
A primeira coisa a fazer é encontrar o local perfeito para o vaso. Procure colocá-la em um local onde a planta receba luz solar indireta, e melhor se for filtrado por uma cortina. Tudo bem se houver um pouco de sombra, aliás, isso é muito bom para essa espécie.
Se sua planta está recebendo muita luz, você notará que suas folhas começam a ficar mais secas e amareladas e também a sua floração será menos abundante.
Temperatura para azaléias
Esta não é uma planta que gosta de calor, mas também não é aconselhável que seja submetida a geadas. Tenha isso especialmente em mente se você colocá-lo em uma varanda.
A temperatura ideal para o seu desenvolvimento está entre 18º e 22º C durante o período vegetativo, que ocorre entre a primavera e o verão. No inverno é melhor que a temperatura de exposição não desça abaixo de 5ºC.
Regando a azaléia
Muita gente sabe que se trata de uma espécie que não tolera bem a secura e, precisamente por causa disso, ocorrem falhas na irrigação.
É verdade que estamos diante de uma planta que precisa de muita água, é aconselhável que seu substrato mantenha sempre um pouco de umidade, mas isto não significa que a irrigação deva ser abusada. Na verdade, é preciso facilitar o escoamento do excesso de água para que as raízes não apodreçam.
Monitore as condições do substrato em sua casa, e isso o ajudará a encontrar a frequência de rega ideal.
Poda de arbustos
Se você fez tudo certo, sua azaléia crescerá forte e vigorosa. Tanto que pode precisar de poda. Nesse caso, faça-o logo após o final da época de floração.