A Fita de moça é uma planta de folhagem muito bonita, diferente e bem exótica. Tem a sua origem nas Ilhas Salomão, Nova Guiné e também na Oceania. É uma planta da família das Polygonaceae.
Apesar de ser uma folhagem, ela pode chegar até 3 m de altura quando são bem cultivadas e são ótimas para ornamentação de ambientes. Esse tipo de planta tem o ciclo de vida perene, o que significa que, se for bem cultivada folhagem nascerão todo o ano.
Uma planta com ciclo de vida perene, significa que esta levará mais tempo para completar o ciclo de floração, o que pode levar até 2 anos para acontecer.
Essa planta é um ótimo exemplo de espécies bem curiosas e exóticas. Apesar de ser estranha e aparentemente sem beleza, ela vem cada vez mais ganhando admiradores e espaço nos jardins ao redor do mundo. Apesar dos lugares de origem, essa planta vai ser encontrada em diversas outras regiões e com isso, vai receber também outras denominações como é o caso de Solitária, como também é chamada essa espécie.
Por ser uma planta de folhagens, a fita-de-moça é chamada de arbusto sem nenhum problema. Ela tem a constituição semi-herbácea, com ramos bem eretos no início e já reclinados e pendentes no final.
A espécie pode ser plantada tanto em grupo, mesclado com outras plantas ou pode também ser conduzida como uma trepadeira, forma que é muito utilizada devido à formação da planta. Ela se adapta muito bem em jardins de pedra ou contemporâneos e pode também ser cuidada em jardineiras e vasos, quando serão usadas como planta ornamental.
Folhas, flores e frutos da planta
Os ramos da fita-de-moça são bem achatados, estriados, com um brilho diferenciado e são bem planos. Essa planta não tem uma folha propriamente dita e fica a cargo desses ramos, desempenharem esse papel, principalmente quanto ao processo de fotossíntese e respiração. Lembrando que esses processos são indispensáveis para qualquer espécie de planta. Com a ausência das folhas, chamamos os ramos de cladódios.
Talvez possa ser perguntado como pode existir uma planta sem uma única folha. A fita de moça não tem folhas totalmente extintas, elas apenas não aparecem sempre. Podem existir exemplares onde elas brotam, mas isso acontece em número muito reduzido e passa muitas vezes imperceptível. É exatamente por esse motivo que os ramos tornaram-se de extrema importância para a planta.
As flores da fita-de-moça são bem pequenas e aparecem sempre nas laterais dos ramos. Elas têm a coloração verde bem clara, não havendo nenhuma variação. É a partir das flores da fita de moça que os frutos da planta nascem.
Como o tamanho das flores é bem pequeno, o tamanho dos frutos dessa planta não poderia ser diferente. Eles são pequeninos e sempre na cor vermelha, como se fossem pequenas cerejas ou amoras. Com o aparecimento dos frutinhos da fita-de-moça, a textura do arbusto muda um pouco, mas nada que venha prejudicar o crescimento da planta.
Cultivo
O cultivo da planta deve ser feito sob o sol pleno, à sombra ou meia sombra, jamais em locais sem acesso da luz solar porque a sua planta com certeza morrerá. O solo deve ser bem fértil e adubado com matéria orgânica para que a planta cresça bem e tenha resistência à mudanças de climas e ao ataque de fungos comuns da espécie.
As regas devem ser feitas em períodos certos, sendo os intervalos entre uma rega e outra devidamente obedecidas para que a planta se desenvolva bem. Essa atenção deve ser dada principalmente na primeira fase da planta, que é quando ela se encontra mais frágil.
A planta consegue adaptar-se muito bem em regiões com calor e umidade tropical e quando as regiões apresentam climas mais temperados, essa planta deve ser cultivada em estufas para poderem se desenvolver.
A multiplicação é feita por estaquias dos cladódios ou então sementes sempre recém colhidas. Esse detalhe acerca das sementes é muito importante para você evitar guardar sementes porque elas não serão eficientes e dificilmente germinarão.
Ainda assim quando conseguirem desenvolver uma planta, esta não será muito consistente podendo morrer com mais facilidade.