Nome científico: Nerium oleander
Nome popular: Oloandro,Oloandro-da-índia, loureiro-rosa, adelfa, espirradeira, cevadilha ou flor-de-são-josé
Família: Apocynaceae
Esta planta é originária do norte da África, do leste do Mediterrâneo e do sul da Ásia. É muito comum em Portugal e no Brasil, quer espontânea quer cultivada.
Um dos arbustos mais cultivados para o embelezamento público, a espirradeira pode ser observada em muitas avenidas e parques. Apresenta atualmente diversas variedades, com flores brancas, amarelas, rosas e vermelhas; dobradas ou simples. É uma planta muito rústica, ramificada e com folhas lanceoladas de coloração verde escura, com o verso mais claro.
É um arbusto grande e lenhoso, de folhagem persistente, com folhas de cor verde acinzentado e tóxica, podendo ter por volta de 3 a 6 m de altura. Suas flores podem ser amarelas, rosa escuro e claro, cremes ou brancas na Primavera e Verão; o fruto é uma vagem. É uma planta pouco exigente se tratando de temperatura e umidade.
Toda a planta é tóxica. Tem como princípios ativos a oleandrina e a neriantina, substâncias extraordinariamente tóxicas. Basta que seja ingerida uma folha para matar um homem de 80 kg, no entanto, muitas vezes a ocorrência de vômitos evita o desfecho fatal.
Deve ser cultivado sempre a pleno sol, em solo fértil. A poda anual renova a folhagem e estimula uma boa formação e floração. Por ser muito tóxica deve ser manipulado com luvas e muito cuidado, além de ficar longe do alcance de crianças pequenas e cachorros. Pode ser plantada isolada ou em grupos, separando áreas no jardim.
Propagação: Por estaca de ponta de ramos (propagação fácil) da Primavera até ao Outono. De crescimento muito rápido.