Família: Solanaceae
A marianinha é um arbusto de textura semi-herbácia, ereto, ramificado, áspero ao tato, com florescimento muito vistoso. Com aproximadamente 1,5 m de estatura que se destaca pela sua característica de florir no inverno, época em que a maioria das plantas se encontram em estado de dormência.
O efeito decorativo quando em flor dificilmente é igualado por outra planta.
Nativa da região equatorial da América Latinha, essa planta se adapta muito bem ao clima quente e ensolarado do Brasil, não apresentando nenhum problema em ser criada em áreas externas, embora não deve ser criada em locais com invernos muito rigorosos.
Esta é uma planta tropical que deve ser criada a pleno sol e em solo de alta fertilidade. Antes do seu plantio misture ao solo bastante fertilizante orgânico e sempre antes do inverno reforce a dose, adicionando também um pouco de fertilizante NPK no intuito de auxiliá-la a ter uma flora mais intensa. Não tolera geadas.
Regue-a de diariamente, obviamente sem encharcá-la, durante as épocas mais quentes do ano, modere um pouco durante as épocas mais frias pois a planta não necessitará de tanta água assim.
Multiplica-se facilmente por estacas preparadas após o florescimento.