Nome Popular: Malvavisco, malva-de-colibri, hibisco-colibri
Família: Malvaceae
Divisão: Angiospermae
Ciclo de Vida: Perene
O Malvavisco é um arbusto que pode chegar a uns 4 m de altura com facilidade e parece ter flores o ano inteiro. É uma planta muito florífera e vistosa, com flores que podem ser vermelhas ou róseas, sempre pendentes e semi-fechadas, o que garante sua grande durabilidade em relação as flores de hibisco (Hibiscus rosa-sinensis). A floração se extende por todo o ano, mas é mais abundante na primavera e verão.
É nativo do Brasil, da América do Sul e do México. Tem como peculiaridade as flores vistosas, que nunca se abrem. Permanecem fechadas, próprias mesmo para os biquinhos longos dos beija-flores que as adoram. Dá uma única flor, por ramo, na ponta, e pende como um sininho solitário. Mas o efeito é espetacular, parecendo “sininhos” vermelhos. É muito usada em cercas vivas.
É um arbusto lenhoso que exige pouca manutenção, mas precisa de sol, abundante e solo fértil. Não se dá bem no frio, nem em lugar de geada. Sua reprodução é por estaquia de galhos e se reproduz facilmente.
As podas devem ser realizadas periodicamente para estimulares uma floração mais abundante e dão forma e aspecto compacto às cercas-vivas de malvavisco. O crescimento da planta é rápido a moderado, em comparação com outros arbustos.
O solo deve ser fértil e enriquecido com matéria orgânica, regado a intervalos regulares. Não é tolerante ao frio e às geadas.