Arbusto perene, semi-herbáceo, muito florífero, de 0,5 a 2,0 m de altura, às vezes com espinhos. Inflorescências densas formadas no decorrer de quase todo o ano.
Possui flores mutáveis, amarelas, brancas, alaranjadas ou róseas, que são muito visitadas por borboletas. Existem também variedades de outras formas e cores. É resistente a geadas.
Cultivo: Adequado para formação de maciços e para bordaduras ao longo de muretas, paredes, muros, grades, a pleno sol. É resistente a podas e a geadas.
Multiplica-se facilmente por sementes e principalmente por estacas.
Lantana L. é um gênero de planta com cerca de 530 espécies perenes, originário da Índia e nativo das regiões tropicais das Américas e África. Arbusto nativo, com folhas pubescentes e opostas, utilizado com ornamental. Inclui plantas herbáceas e arbustos, atingindo até 2 m de altura.
É dividido em cerca de 530 espécies, incluindo:
Lantana câmara (sin. L. aculeata ou L. armata)
Lantana montevidensis
Lantana rugulosa
Lantana tiliifolia
Lantana trifolia
As plantas mais comuns são as Lantana camara, seguidas das Lantana montevidensis e híbridos entre as duas
Nomes populares: Cambará-de-jardim, lantana-cambará, camarazinho.
Algumas espécies são invasivas e são consideradas daninhas em determinadas áreas da Ásia meridional, África meridional e Austrália.
Flores e frutos
As flores são agrupadas em hastes florais aromáticas e florescem quase o ano inteiro. Apresentam várias cores, com destaque para as cores vermelha, amarela, laranja e branca. Atraem agentes polinizadores como borboletas, insetos e pássaros. Os frutos da lantana são tóxicas para o homem. Em animais de produção pode causar fotossensibilização secundária (hepatógena).
Cultivo e uso
É largamente cultivada para bordaduras e maciços em climas tropicais e subtropicais, devido às cores das suas flores. Em climas temperados cultiva-se como planta anual.
Exige poucos cuidados por ser uma planta rústica. Gosta de clima quente e úmido e solo arenoso e rico em matéria orgânica. Precisa ser regada com freqüência nos primeiros meses após o plantio e uma vez por quinzena quando não chover. Prefere sol pleno. É bom podar apenas os ramos secos, doentes ou mal formados. Propaga-se no verão através da estaquia da ponta de ramos.
Adubação
Adubar uma vez por ano com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão. Usar fosforita superfosfato e termofosfato ou NPK rico em fósforo.
A aranhinha-vermelha é uma praga comum.
Monday, 27. December 2010
Amo este site, passeio pelas flores buscando informações porque gosto muito delas independente da especie,planatei lantanas em vasos pendentes e coloque na sacada, ficou maravilhoso. Amo tbm as musicas do site muito relachantes.
Beijos
Feliz 2011
Rita
Friday, 24. August 2012
Que maravilha de site! Estão de parabéns! Isto é uma enciclopédia pois aprendemos muito sobre elas(as plantas). E a música relaxante é um convite para uma boa leitura. Parabéns!
Saturday, 8. September 2012
adorei suas informaçcões são bem precisas gostaria de saber como cultivar crisantemos e margaridas em vasos