Arbusto perene que cresce até aos 3-9 m de altura. Folhas 3-12 cm de comprimento e 1-4 cm de largura. Flores em forma de estrela, de vermelho a branco passando por todos os tons de rosa e pontilhadas de rosa intenso, ocorrendo em grupos.
Floresce entre Maio e Junho.
Raízes fibrosas em emaranhados densos. Todas as partes da planta são venenosas.
Planta referenciada em 1624 e levada da América do Norte para a Europa no séc. XVIII, pelas suas características ornamentais.
Atualmente tem inúmeras variedades desenvolvidas nos Estados Unidos por viveiristas com variação da intensidade dos ponteados até à formação de bandas; tonalidade rosa geral da flor e formas nanicantes do arbusto.
Prefere solos levemente ácidos e luz filtrada por folhagem.
O nome do gênero foi dado por Lineu em honra do Professor Pehr Kalm que enviou exemplares a a este e observou esta espécie em vários estados americanos: Pensilvânia, Nova – Jersey e Nova – Iorque, aparecendo frequentemente nas encostas de colinas, por vezes em bosques. Afirmou que “floresciam mais nas vertentes norte das colinas, especialmente onde fossem intersectadas por ribeiros”; acrescenta que, “quando todas as outras árvores perderam os seus ornamentos estas espécies davam vida aos bosques pela verdura da sua folhagem e que por volta de Maio, estava coberta com uma profusão de flores de beleza sem rival.”