O Hamamélis (Loropetalum chinense) é uma planta ainda pouco conhecida no Brasil e quem tem a oportunidade de vê-lo florido logo quer saber que planta é aquela. Esse arbusto nativo das regiões subtropicais da China tem porte entre 1 e 2 metros . Sua folhagem semidecídua é um tanto dispersa, porém pode ser facilmente controlada através de podas regulares. Floresce várias vezes durante o ano, inclusive no inverno. Sua florada na coloração rosa – vivo é espetacular e em grande quantidade. O contraste das flores com a folhagem nova de coloração bronzeada torna a planta ainda mais decorativa. Em paisagismo o Hamamélis pode ser usado em plantio de forma isolada ou em grupos formando maciços.
Vale lembrar que além do Hamamélis apresentar essas características extremamente ornamentais é uma planta bastante rústica e fácil de cultivar dispensando maiores cuidados. A maior atenção deve ser dada por ocasião do plantio quando deve ser irrigado periodicamente, pelo menos três vezes por semana. Após as raízes da muda se fixarem ao solo a frequência das irrigações pode ser diminuída.
O nome Hamamélis dado a esse arbusto se deve ao fato da planta pertencer à família das hamamelidáceas . No entanto devemos esclarecer que essa espécie nada tem a ver com verdadeiro Hamamélis (Hammamelis virginiana) originário dos Estados Unidos e é bastante conhecido pelas suas propriedades medicinais.
É uma planta subtropical, tolerando até 7ºC negativos e deve ser cultivada a pleno sol.
Desenvolve-se bem em vários tipos de solos preferindo os descompactados e ricos em matéria orgânica. Nunca deixar o solo ao redor da planta muito seco irrigando moderadamente sem encharcamentos.