Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Gunera, Gunnera manicata, Gunnera brasiliensis, , Guarda-chuva, Manicata, Urtigão, Ruibarbo-gigante-brasileiro

Nome Científico: Gunnera manicata
Nome Popular: Gunera, Guarda-chuva, Manicata, Urtigão, Ruibarbo-gigante-brasileiro
Família: Gunneraceae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

A gunera é uma planta de textura herbácea e porte arbustivo, com aspecto exuberante que surpreende seus expectadores. Seu caule é rizomatoso, calibroso e revestido por fibras amarronzadas. Diretamente deste rizoma, surgem pecíolos longos, fortes e espinhosos que sustentam as gigantescas folhas desta espécie, que, não raramente, alcançam três metros de diâmetro.

As folhas, além de grandes, são ásperas, espessas e apresentam formato arredondado, com recortes mais ou menos profundos, nervuras bem marcadas e bordos serrilhados. A página inferior das folhas é pubescente e com espinhos acompanhando as nervuras, por este motivo têm uma cor verde mais clara que a página superior.

As inflorescências surgem no verão, também diretamente do rizoma da planta e são do tipo panícula, cônicas, eretas, densas, grandes e com numerosas e minúsculas flores verdes a avermelhadas. A despeito de serem atrativas, geralmente estas inflorescências ficam escondidas sob a folhagem. Os frutos são drupáceos.

A gunera é certamente uma opção de destaque no paisagismo. O apelo escultural e as formas avantajadas desta espécie fazem com que ela mereça amplo espaço para se desenvolver livremente e ser apreciada em toda a sua plenitude. Seu uso comum é como planta isolada, mas isso não impede que se formem pequenos maciços ou renques com a planta em jardins extensos.

Por gostar de terrenos úmidos, a gunera também pode ser plantada na beira de lagos e cursos d´água.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, permeável, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido. Tolerante ao frio e às geadas. Apesar de apreciar o calor e a umidade, a gunera não gosta de encharcamento ou frio.

É possível no entanto cultivá-la em ambientes palustres e regiões de clima temperado. No inverno frio é interessante protegê-la de geadas e neves em estufas ou simplesmente cortando as folhas pela base, que rebrotam com vigor na primavera.

Multiplica-se por sementes e por divisão do rizoma. É necessário cuidado e luvas ao manipular esta planta, devido aos espinhos.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



4 Responses

  1. #1
    Anonymous 
    Sunday, 12. July 2009

    OLa Sonya !

    sou do litoral paulista e faz algum tempo que procuro para cultivar em minha casa uma GUnnera manicata. Você pode me indicar quem possue esta planta ?
    E possivel compra-la ?
    Grande abraço e muito obrigado pela oportunidade de contato.
    Ate breve

    Guilherme Moraes dos Santos

  2. Olá Guilherme,

    Vi o seu post tardiamente (fevereiro de 2011). Por coincidência, tive o mesmo problema que você, tentei adquirir uma muda ou sementes de Gunnera, sem sucesso. Aparentemente, não existem exemplares à venda no Brasil. Inclusive, parece raro encontrar a planta mesmo em exposições em hortos públicos. Existem exemplares dela, por exemplo, no horto de Washington D.C., mas não a localizei por aqui.
    Por fim, consegui comprar sementes da Gunnera via E-Bay, foram-me enviadas do Canadá, pelo valor de US$ 2.75 (R$ 4,90). Pois é, uma planta originária do Brasil, em ameça de extinção e consigo comprá-la apenas no Canadá (nos EUA, também é possível encomendar sementes). Coisas da Terrinha!
    Abçs,

  3. #3
    Márcia Fiorio 
    Wednesday, 6. April 2011

    Olá! Estou há muito tempo procurando uma muda de trevesia palmata, sabe onde posso encontrar?

  4. #4
    Guilherme Delmont 
    Sunday, 22. May 2011

    Gostaria de saber do Guilherme Moraes do Santos que escreve acima se conseguir germinar as sementes de guunera que adquiriu do Canada e como fez a semeadura. Estou tb com as sementes e gostaria de uma orientação
    Guilherme
    Itacaré – Bahia