Nome Científico: Gunnera manicata
Nome Popular: Gunera, Guarda-chuva, Manicata, Urtigão, Ruibarbo-gigante-brasileiro
Família: Gunneraceae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
A gunera é uma planta de textura herbácea e porte arbustivo, com aspecto exuberante que surpreende seus expectadores. Seu caule é rizomatoso, calibroso e revestido por fibras amarronzadas. Diretamente deste rizoma, surgem pecíolos longos, fortes e espinhosos que sustentam as gigantescas folhas desta espécie, que, não raramente, alcançam três metros de diâmetro.
As folhas, além de grandes, são ásperas, espessas e apresentam formato arredondado, com recortes mais ou menos profundos, nervuras bem marcadas e bordos serrilhados. A página inferior das folhas é pubescente e com espinhos acompanhando as nervuras, por este motivo têm uma cor verde mais clara que a página superior.
As inflorescências surgem no verão, também diretamente do rizoma da planta e são do tipo panícula, cônicas, eretas, densas, grandes e com numerosas e minúsculas flores verdes a avermelhadas. A despeito de serem atrativas, geralmente estas inflorescências ficam escondidas sob a folhagem. Os frutos são drupáceos.
A gunera é certamente uma opção de destaque no paisagismo. O apelo escultural e as formas avantajadas desta espécie fazem com que ela mereça amplo espaço para se desenvolver livremente e ser apreciada em toda a sua plenitude. Seu uso comum é como planta isolada, mas isso não impede que se formem pequenos maciços ou renques com a planta em jardins extensos.
Por gostar de terrenos úmidos, a gunera também pode ser plantada na beira de lagos e cursos d´água.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, permeável, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido. Tolerante ao frio e às geadas. Apesar de apreciar o calor e a umidade, a gunera não gosta de encharcamento ou frio.
É possível no entanto cultivá-la em ambientes palustres e regiões de clima temperado. No inverno frio é interessante protegê-la de geadas e neves em estufas ou simplesmente cortando as folhas pela base, que rebrotam com vigor na primavera.
Multiplica-se por sementes e por divisão do rizoma. É necessário cuidado e luvas ao manipular esta planta, devido aos espinhos.
Sunday, 12. July 2009
OLa Sonya !
sou do litoral paulista e faz algum tempo que procuro para cultivar em minha casa uma GUnnera manicata. Você pode me indicar quem possue esta planta ?
E possivel compra-la ?
Grande abraço e muito obrigado pela oportunidade de contato.
Ate breve
Guilherme Moraes dos Santos
Thursday, 24. February 2011
Olá Guilherme,
Vi o seu post tardiamente (fevereiro de 2011). Por coincidência, tive o mesmo problema que você, tentei adquirir uma muda ou sementes de Gunnera, sem sucesso. Aparentemente, não existem exemplares à venda no Brasil. Inclusive, parece raro encontrar a planta mesmo em exposições em hortos públicos. Existem exemplares dela, por exemplo, no horto de Washington D.C., mas não a localizei por aqui.
Por fim, consegui comprar sementes da Gunnera via E-Bay, foram-me enviadas do Canadá, pelo valor de US$ 2.75 (R$ 4,90). Pois é, uma planta originária do Brasil, em ameça de extinção e consigo comprá-la apenas no Canadá (nos EUA, também é possível encomendar sementes). Coisas da Terrinha!
Abçs,
Wednesday, 6. April 2011
Olá! Estou há muito tempo procurando uma muda de trevesia palmata, sabe onde posso encontrar?
Sunday, 22. May 2011
Gostaria de saber do Guilherme Moraes do Santos que escreve acima se conseguir germinar as sementes de guunera que adquiriu do Canada e como fez a semeadura. Estou tb com as sementes e gostaria de uma orientação
Guilherme
Itacaré – Bahia