Nome científico: Opuntia fícus-indica
Família: Cactáceas
Nome comum: cacto, figo-da-índia;
Origem: México
Característica da planta
É uma planta perene, arbustiva, com até 5 metros de altura. O caule é confundido com folhas, tem o formato de uma raquete, quando novos, e na maioria das variedades tem espinho. As flores são emitidas na borda das “folhas” em número variável e ficam abertas por um curto período. Elas são hermafroditas, pois têm os dois sexos na mesma flor e são autocompatíveis. Os frutos com formato oval, que lembra um barril, amadurecem cerca de 100 dias após o florescimento. As cores externas e internas de frutos maduros podem ser esverdeadas, alaranjadas, vermelhas ou vermelho-escuras. As condições favoráveis ao seu bom desenvolvimento são: clima ameno a quente e solos bem drenados, pois não tolera solos encharcados, férteis e ricos em matéria orgânica, mas tolera solos de baixa fertilidade. A propagação pode ser feita através de sementes e vegetativamente pelo enraizamento do caule.
Produção e produtividade: a produção inicia-se 2 a 3 anos após o plantio em campo, quando as mudas são preparadas a partir de caule, e 5 anos, quando de sementes.
Utilidade
Os frutos maduros são consumidos ao natural, cujo sabor é levemente adocicado, agradável e refrescante. A polpa pode ser usada na confecção de geléias, sucos e doces.
O figo-da-índia, também chamado de tuna, é produzido por uma planta da família das Cactáceas, originária do México. É uma fruta muito saborosa e saudável. Pode ser usado em doces e geléias, mas também é ótimo ao natural.
Cultivo
Ao sol em solo arenoso e de boa drenagem, com fertilidade moderada. Adubação de primavera com composto orgânico e regas mais abundantes durante o verão ou estação mais seca, que varia conforme a região do país. Em épocas de chuva ou no inverno não regar.
No paisagismo
Forma grandes touceiras e é relativamente barato, quando adquirido em pequeno tamanho.
Como o Cereus, pode formar a estrutura de uma jardim rochoso.
Uma idéia também é plantar mudas pequenas ao longo de cercas de divisa, servirá de enfeite e proteção devido aos espinhos.
Friday, 8. July 2011
Tenho um pé de Opuntia ficus-indica em Gonçalves sul de minas,produz bastante,mas o problema é a colheita pois ainda não sei a tecnica para livrar-me dos espinhos dos frutos.
Friday, 8. July 2011
Na colheita qual a tecnica para me livrar dos espinho dos frutos?
Thursday, 4. August 2011
Olá Brasil e Portugal !
Sou um apaixonado por esta planta e em Portugal estamos a formalizar a Associação de Produtores de Figo-da-india. Em Setembro próximo irá ser realizado no Algarve, Portugal o 1º Concurso Nacional Aromas e Sabores com Figo-da-india. Aconselho a visitarem o blog http://figodaindia.blogspot.com/
Estou disponível a fornecer informações sobre esta planta maravilhosa e por isso receptivo a partilhar ideias inovadoras.
Melhores Saudações
Mário Nunes
Thursday, 4. August 2011
Olá Luiz Carlos,
A técnica para se livrar dos espinhos dos figos, é limpá-los com uma vassoura improvisada feita a partir de algum mato existente na sua região.
No Sul de Portugal, onde temos muitos Figos-da-india, limpamos com uma vassoura que fazemos de charaguaço (tipo Esteva), colocamos 20 / 30 figos no pasto seco ou verde e passamos o charaguaço várias vezes por cima dos figos, deste modos eles ficam praticamente sem espinhos, mas é conveniente usar uma luva de plástico para proteger de algum que tenha ficado. Na eventualidade de se picar com algum espinho, tira-se com uma pinça ou usa-se uma gota de azeite para aliviar aquela sensação desagradável.
Saudações de Portugal
Friday, 26. August 2011
Para colher os frutos, o melhor é uma tesoura de jardineiro, luvas e pinças tipo “tenazes”. Após colhidos devem ser passados por uma chama não muito forte, apenas o suficiente para queimar os espinhos sem aquecer o fruto
Tuesday, 30. August 2011
Aconselho a verem o video http://www.youtube.com/watch?v=1iS7nW7t-p0
onde é mostrado uma das várias maneiras possíveis de apanhar figos-da-india e como limpá-los.