O Cestrum nocturnum, popularmente conhecido como dama-da-noite é um arbusto da família das Solanáceas, originário das Antilhas.
Possui folhas lanceoladas e pequenas flores amareladas que exalam exuberante e peculiar perfume.
Esse perfume é derivado do morcego, o polinizador padrão da planta, como o morcego tem células olfativas bem desenvolvidas, a planta tem um cheiro forte para atraí-lo. Também é conhecido pelos nomes de coirana e jasmim-verde.
Belíssima, arbustiva e encantadora, essa planta tem esse nome porque floresce apenas à noite
Como cultivar Dama da noite
Não há apenas uma espécie conhecida como Dama da noite, são vários tipos e gêneros. Elas carregam esse nome porque as flores se abrem à tardinha ou à noite.
Essa característica super peculiar está ligada ao fato da planta acompanhar os hábitos noturnos do principal inseto que poliniza as flores: a mariposa.
Desse modo, para atrair o inseto, a flor exala um cheiro característico e que deixa o ambiente super perfumado. Portanto, além de muito linda, a Dama da noite tem perfume inebriante.
Como plantar a Dama da noite
O plantio da Dama da noite pode ser feito por sementes ou estaquias. Se for dessa segunda forma, você precisará cortar um ramo da planta mãe e deixá-lo um dia de repouso para que o corte cicatrize.
Em seguida, deverá plantar o pedacinho num composto próprio para o plantio. O substrato deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. Além disso, é interessante oferecer estaca ou apoio para a planta se desenvolver bem como arbusto.
Substrato e luz
O substrato ideal para a Dama da noite não deve conter areia salgada. Desse modo, ele deve ser orgânico e conter os nutrientes necessários para a planta. Outro ponto importante é com relação à drenagem do solo, pois a planta precisa que a água escorra bem.
Com relação à iluminação, a Dama da noite adora sol. Porém, as flores preferem meia sombra. Caso você tenha a sua planta em vaso, alterne a localização de acordo com a incidência solar.
Floração
Geralmente a Dama da noite floresce uma vez por ano. Contudo, você pode fazer com que ela floresça duas vezes, basta aumentar as regas diárias e oferecer bastante luz solar.
A planta floresce na primavera e no verão, com 3 a 5 regas por semana e contato frequente com a luz solar e o calor, é possível que as flores apareçam mais vezes.
Vale salientar que a Dama da noite é tóxica, por isso, cuidado com as crianças, os idosos e os pets.