A Jacobínia tem origem na América do Sul e está entre as espécies de planta na família das Acanthaceae.
Apesar de ser uma planta sul americana, a Jacobínia pode ser cultivada tranquilamente em diversas outras regiões, desde que apresentem as condições ideais para seu cultivo. Então com essa diversidade de locais onde a Jacobínia pode ser cultivada, consequentemente ela receberá outros nomes populares como Jacobina, Justícia-rosa, Justícia, entre outros.
Se for cultivada sob as condições ideais, a planta pode chegar até 2,5 m de altura. Tendo essa planta em seu jardim, você terá também um grande arbusto com inflorescências bastante vistosas.
O caule será sempre ereto e bem herbáceo, com diversas ramificações e folhas pubescentes e com uma nervura bem marcante, o que dá um visual bem especial à planta, mudando sempre de uma planta para a outra, o que é um atrativo muito grande.
As inflorescências da Jacobínia são bem grandes e você vai encontrar um número bem considerável de flores nestas. Elas se apresentam sempre nas cores vermelha, rosa, laranja, amarela ou branca.
Por ser um arbusto, você vai ver com muita frequência a Jacobínia utilizada em paisagismo. Então, com essa possibilidade, você pode ousar bastante e deixar o seu espaço muito mais bonito.
Se decidir utilizá-la em jardins totalmente decorativos, atente-se para tutorar a sua planta para deixá-la ainda mais bonita.
Quando cultivar, perceba se o terreno existe um semi-bronzeamento porque nesses ambientes a planta não cresce bem e pode até não florescer.
A Jacobínia pode ser plantada tanto em vaso como diretamente à terra e sempre em locais bem iluminados e arejados. Uma boa dica é plantá-la sob a copa de árvores ou próxima à muros.
Se você observar um pouco as flores da Jacobínia perceberá que ela produz uma espécie de plumas que são bem marcantes dessa espécie e elas ficam muito parecidas com um Flamingo, tanto que você vai ouvir algumas pessoas se referindo à planta como “planta flamingo”, mesmo sendo menos popular. Vamos conhecer alguns detalhes sobre o cultivo desse arbusto.
Como cultivar a Jacobínia
O melhor clima para cultivar essa planta é o equatorial, tropical e subtropical, por serem os climas típicos das regiões de origem da planta, mas isso não significa que ela se limite apenas à essas condições de clima.
Sendo cultivada à meia sombra em solo enriquecido com uma boa matéria orgânica vai deixar a sua planta muito bonita. As regas devem ser regulares, principalmente nas primeiras semanas de plantação. Isso faz com que a sua planta cresça muito mais saudável. Essas regas devem ser feitas pelo menos 1 vez por semana e caso a sua região tenha chuvas constantes, assim como no inverno, você pode suspender essas regas caso chova nesse intervalo.
Como é uma planta que possui o ciclo de vida perene, você vai ter flores aparecendo durante o ano inteiro, o que faz a planta ser ainda mais bonita. Se a planta estiver cultivada em locais onde o clima é mais quente, as flores nascem ainda mais em maior quantidade, mas a melhor época mesmo para aparecerem novas flores é durante a primavera e durante o verão.
Logo após a floração da Jacobínia, o mais indicado é que seja realizada uma poda dos ramos para que ela continue crescendo bem. A multiplicação da planta é feita por estaquias.
Se quiser, pode estimular o crescimento mais rápido fazendo pelo menos três adubações por ano e com uma fórmula bem balanceada. Com esse aditivo, a sua Jacobínia irá gerar lindas inflorescências também.
Dê preferência por fertilizar a planta durante a primavera porque é justamente nessa época que a sua planta começa a crescer de fato, logo após a brotação. Repita esse processo de fertilização no verão e no inverno.
Se ainda não sabe como aplicar e quanto aplicar em sua terra, você pode seguir o seguinte parâmetro:
* Aplique 1 colher de sopa de adubo de liberação lembra com formulação de 10-10-10 sempre que for fazer uma nova fertilização;
* Quando for trabalhar a terra adubada, faça isso com até 10 centímetros do caule da planta para o adubo não entre em contato diretamente com a sua planta e evite que as folhas se queimem, tipo de problema que acontece quando esse cuidado não é tomado.
Dicas
* Evite deixar a Jacobínia exposta em regiões onde existe uma frequência grande de geadas, pois isso vai prejudicar o crescimento da sua planta. Elas até suportam uma geada, mas se não estiverem protegidas, perderão todas as folhas;
* Atente-se sobre o ataque de pragas como pulgões, lagartas, formigas, cochonilhas e outras comuns em arbustos.