A planta camélia é bastante bonita, principalmente por ser um arbusto formado por uma folhagem brilhante – suas folhas são elípticas, cerosas e coriáceas, podendo ser serrilhadas ou denteadas.
Este gênero apresenta cerca de 80 espécies nativas das florestas da Índia, Sudeste Asiático, China e Japão. São arbustos ou árvores de porte médio, com folhas coriáceas, escuras, lustrosas, com bordas serrilhadas ou denteadas.
Tal folhagem se mantém firme por todo o ano. Seu tronco é lenhoso. Suas flores são solitárias, podendo ser dos mais diversos tipos: você encontra flores grandes ou pequenas, de pétalas simples ou dobradas e de cores variadas, tais como, brancas, vermelhas, rosadas, matizadas, ou raramente amarelas, algumas tão grandes quanto a palma da mão de uma pessoa adulta, outras tão pequenas quanto uma moeda.
Embora essas cores sejam as mais comuns, é possível visualizar as flores de camélia bicolores.
São flores resistentes e podem ser colhidas para decoração de arranjos florais, especialmente compondo com outras flores. No entanto, é fundamental que você não toque nas pétalas caso queira que as camélias durem vários dias com a mesma beleza.
Se tocadas, manchas escuras começam a aparecer pelas pétalas da camélia, o que pode comprometer significativamente o visual desta incrível planta.
Plantio e cultivo da camélia
Versátil, a camélia é popular para jardins e usada também como arbusto ou arvoreta. Em vasos, ela é uma boa opção para decoração de interiores.
Sua floração mais espetacular acontece no outono e no inverno, mas ela pode variar conforme o clima do local.
Para o plantio das camélias, é necessário que o solo seja rico em matéria orgânica. Em vasos, a recomendação de solo é de uma mistura de 2 partes de terra comum, 1 parte de terra vegetal e outra parte de composto orgânico (se preferir, pode usar húmus de minhoca).
O clima ideal para o cultivo seria o ameno, pois você pode perceber que essa planta não é muito adaptável para locais com temperaturas elevadas. Nesse caso, a camélia é resistente ao frio e para geadas.
Cultive a planta à meia-sombra, garantindo que ela receba luz do sol por pelo menos algumas horas por dia.
Durante os primeiros meses do plantio, faça regas frequentes. Depois, pode ir espaçando. Fique de olho para nunca encharcar o solo, está bem? Caso queira estimular a floração da camélia, você pode fazer adubações.
A reprodução dessas plantas acontece por sementes ou por estacas retiradas das pontas dos ramos das plantas já adultas e sadias. Outro método pode exigir muito conhecimento técnico.