A hortênsia possui lindas flores multicoloridas, muito usada para decorar jardins externos, sacadas e vasos, a hortênsia é uma planta de simples cultivo, que não precisa de muitos cuidados e que tem uma beleza ímpar.
Planta trazida pelos alemães que vivem nas serras gaúchas onde é fácil encontrar lindos buquês por onde passamos, nos meses da primavera e verão.
Como é originalmente de clima ameno, a planta é oriunda da China e do Japão, não se dá muito bem em regiões quentes e secas. No entanto, por meio de técnicas de melhoramento genético, há algumas variedades da flor cultivadas em diversos países de clima tropical, temperado e subtropical.
Como cultivar hortênsia
A hortênsia é capaz de decorar interiores em vasos, ou plantadas em jardins, floreiras, caminhos, cantos, sempre com luz e boa sombra.
Gosta de clima agradável, nem quente demais e nem frio demais. Precisa de solo úmido, portanto a rega deve ser feita assim que perceber que a terra está secando. A terra deve ser bem adubada, com composto orgânico e com boa drenagem.
Suas flores variam entre tons de azul, lilás, rosa e branco, dependendo do Ph do solo, ou seja, se o solo for mais ácido, a cor que predomina é o azul, se for alcalino, o rosa vai predominar.
Para fazer mudas de hortênsia é fácil, basta uma estaca, ou seja, um galhinho de + ou -15 cm, com algumas folhas, que deve ser colocado na água por um período de mais ou menos 1 dia e depois plantado num vasinho pequeno, até formar raízes, o que leva em média 40 dias.
A melhor época do plantio é após a floração, porém, a planta vai pegar em outra época também. Após pegar bem, mude para um vaso maior ou transfira-a para o chão. Neste período, deixe a planta na sombra ou estufa e regue todo dia se necessário.
Todo ano, após a floração, é preciso fazer uma poda grande, removendo flores secas e galhos que já floriram, para que as flores venham fortes e a planta seja trabalhada no tamanho desejado. Sempre que tiver galhos secos ou doentes é preciso cortá-los, independente da época.