Os lilases são uma das flores mais bonitas que a natureza nos oferece e, por isso, ter um espaço repleto de lilases significa transformar esse espaço num paraíso do qual nunca mais vai querer sair.
Não só a cor, mas os lilases preenchem o espaço com o seu aroma agradável, para que os seus sentidos sintam prazer, convidando-o a viver uma experiência inigualável. Apesar de sua beleza indiscutível, os lilases são flores humildes e pouco exigentes, tanto que você ficará surpreso ao saber como é fácil cultivá-los e cuidar deles.
A planta lilás ou lilo
O lilás ou lilás, como quiser chamá-lo, só tem um ponto contra: teremos que esperar a primavera para desfrutar de suas maravilhosas flores com suas cores e fragrâncias. Mas a espera vale a pena, porque quando o lilás é bem cuidado e floresce, o faz com gratidão.
Os lilases vêm de um arbusto, que atinge de 2 a 6 m de altura, dependendo do espaço disponível e dos cuidados dispensados. Produz folhas em formato de coração, de um lindo verde escuro que acompanham a flor, porque as folhas também são lindas por si mesmas e, além disso, duram até o outono.
Origem do Lilás
A planta lilás tem origem na Ásia e também é comum encontrá-lo em países da Europa. Apesar de suas origens, não são muito mais exigentes do que qualquer outra planta.
Digamos que o seu cultivo tenha uma dificuldade moderada, ou seja, não é tão simples como cuidar de uma suculenta, mas com um pouco de atenção e dando-lhe as condições adequadas, podemos tê-la no nosso jardim sem muitas complicações.
Variedades de Lilases
Apesar do nome, existem diferentes variedades lilases e nem todos são desta cor. Por exemplo, temos o Syringa vulgaris Madame Lemoine, cujas flores são cor branca.
Depois há os Syringa vulgaris Sensação, com flores que apresentam dois tons de cor, roxo e lilás, mais escuros e mais claros nas bordas. E por fim, há o Seringa vulgar Katherine Havemeyer, que quando floresce nos deixa lindos exemplares em tons lilases-púrpura que também chamam a atenção.
É bom saber disso porque, dependendo da variedade, o lilás pode crescer mais ou menos e você terá que conhecer a espécie específica que está plantando, sobretudo, para ver onde colocá-lo em termos de espaço que o arbusto vai precisa crescer.
Como é a propagação dos lilases
Você pode propagar lilases por sementes ou através de estacas. Geralmente este último é o método mais utilizado. Se você optar por usar estacas, terá evitado o processo mais longo e tedioso de esperar o aparecimento da muda.
Não é que tudo seja fácil quando você decide plantar a muda, mas pelo menos a planta já surgiu e você pode observar seu crescimento. É uma planta que, a priori, está prosperando, embora possa entrar em colapso se não for bem cuidada.
Você pode conseguir as mudas com um vizinho, conhecido, fazendeiro ou loja especializada. Ou, se você tem um lilás, aproveite para propagar e ampliar sua família lilás para que seu jardim fique ainda mais bonito.
Devem ser mudas verdes e, ao cortá-los, deve-se deixar pelo menos quatro botões. Remova todas as folhas que estejam pelo menos na metade do corte. Seria positivo se você também mergulhasse o corte em uma fórmula que promove o enraizamento, para que, no momento do plantio, possam enraizar-se bem no solo.
Por outro lado, o melhor a hora de plantar lilos é na primavera. Então aproveite esses momentos de boa temperatura para propagar seus lilases.
Onde colocar mudas de lilás
Tenha isso em mente: o lilo precisa de muito sol, então você deve procurar um espaço onde o sol incida diretamente por pelo menos 6 horas por dia. E, por outro lado, a temperatura deve ser mantida em torno de 22º-24ºC.
Também é importante que a planta tenha espaço, pois se não tiver espaço suficiente para crescer sua colheita pode fracassar. Tenha isso em mente se você tiver outras culturas próximas e mesmo se estiver plantando várias mudas de lilás, não coloque-as muito próximas.
Como regar suas mudas de lilás
Um aspecto tão importante quanto plantar mudas de lilás corretamente e fazer onde recebe sol significa regá-la, principalmente nos primeiros meses de vida, até que a planta esteja bem crescida e mais forte. Pulverize com água para manter a umidade constante, mas não muito, pois é preciso evitar mofo.
Solo
O solo onde você planta seus lilases deve ser rico em nutrientes. Você pode conseguir isso aplicando um bom fertilizante. Especialmente um fertilizante rico em minerais durante a época de floração. Isso fará com que cresçam flores cada vez mais bonitas. Lembre-se que este período se estende desde a primavera até o mês de junho.
Por outro lado, é de vital importância a drenagem e que seja bem arejada, para que não produza acúmulo de água e, com ela, apareçam mofo e pragas ou, pior ainda, raízes apodrecem do lilás
Tenha cuidado porque as raízes do mudas de lilás, elas podem levar até quatro semanas para aparecer, então o cuidado e os mimos com a planta devem ser extremos durante esse tempo de espera. E, obviamente, seja paciente.
Propague lilases por meio de sementes
Se você decidir recorrer ao sementes para propagar lilases, é uma boa ideia aplicar fertilizante, porque é uma planta que realmente não precisa, mas vai ajudar a semente a se firmar e a se desenvolver mais cedo e com mais sucesso.