A pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata) é uma planta ornamental, nativa do México, e pode atingir 5 m de altura. Possui uma base alargada, que lhe rendeu o nome popular. Seu crescimento é lento e pode ser cultivada em áreas externas ou internas, desde que em vasos apropriados.
Por mais que se pareça uma palmeira ela é um arbusto largo na base e vai afinando verticalmente. Normalmente, tem apenas um caule que possui ramificações e suas folhas são pendentes, com um formato bastante semelhante a uma cabeleira.
É uma espécie versátil, fácil de cuidar, resistente e que exige pouca manutenção. Graças à base volumosa, acumula muita água e tolera bem as secas.
Sendo assim, a rega deve ser moderada e o solo bem drenado. No cultivo em vasos, não deixe de colocar brita ou argila expandida no fundo, uma manta para jardinagem e depois um substrato com terra e matéria orgânica.
O vaso deve ser furado para escoar a água e não encharcar o solo. Antes de regar, confira com a ponta dos dedos se o solo ainda está úmido. Em caso positivo, aguarde até que esteja seco.
À medida que a planta for crescendo, troque o vaso e sempre dê preferência para os mais baixos, de boca larga, que deixam exposta a “pata”.
A planta não suporta encharcamento, o ideal é regá-la em torno de uma vez a cada 15 dias.
As plantas mais velhas produzem pequenas flores brancas, agrupadas em uma haste fina e discreta, que costuma surgir entre o verão e o outono
A pata-de-elefante se adapta bem a sol pleno, por algumas horas do dia e à meia sombra. No caso de apartamentos, o ideal é colocar a planta na varanda ou próximo à janela, em local com sol e luminosidade.
A adubação pode ser semestral e a poda deve ser apenas para remover as folhas secas e amareladas.
Confira o passo a passo para plantar a espécie em vasos:
1. Escolha um vaso grande, que seja, de preferência duas vezes maior que o torrão da planta para que ela tenha espaço para se desenvolver. Opte pelos vasos com furos para que não haja acúmulo de água.
2. Coloque no fundo do recipiente a manta bidim. Em seguida, uma camada argila expandida.
3. Depois disso, adicione uma camada de areia de construção e a terra rica em matéria orgânica.
4. Agora, é só colocar o torrão da muda e cobrir a base dele com terra.
Cuidados
Para que a pata-de-elefante esteja sempre bonita, é necessário manter uma irrigação moderada, já que ela prefere o solo mais seco do que úmido. Por ser uma planta que exige poucos cuidados, você não precisa se preocupar em realizar podas e a adubação pode ser feita a cada dois meses.
Com tantas técnicas de plantio em vaso ou de fazer mudas, fica ainda mais fácil escolher essa bela planta arbustiva para deixar a sua casa mais bela.
Recapitulando, veja agora as dicas básicas de cultivo e aprenda como decorar a sua casa com a pata-de-elefante.
Dicas para cuidar de uma pata-de-elefante
* Solo: deve ser bem drenado. Se a planta estiver no vaso, verifique se o solo contém mistura de areia para que a água escorra bem.
* Iluminação: a pata-de-elefante gosta bastante de luz, sendo ideal o cultivo em sol pleno. Caso ela esteja dentro de casa, posicione a planta para que fique em local bem iluminado.
* Rega: como é uma planta que tem como origem a região desértica, ela não exige muita rega. Ao molhar, certifique-se de que o excesso de água tenha saído pelos furos do fundo do vaso, e tente sempre manter o solo um pouco seco, tendo o cuidado de não encharcá-la para não apodrecer a raiz.
* Poda: o processo da poda é bem simples, sendo necessário apenas retirar as folhas secas e brotos, caso deseje manter o caule único.
* Flor: nascem apenas quando a planta atingir a idade adulta, durante o outono. São inflorescências longas e retas, contendo inúmeras florzinhas de coloração branca. Seus frutos não são comestíveis.