Família: Solanaceae
Nomes Populares: coerana-amarela, coerana
Arbusto lenhoso, ereto, perene e muito ramificado, de 0,5 a 2 m de altura. Suas folhas são simples, alternas, geralmente coriáceas, brilhantes, elípticas ou elíptico-ovaladas.
Inflorescências numerosas, terminais ou agrupadas em ramos laterais curtos, com flores adensadas, de corola tubulosa amarela. Os frutos são globosos e de coloração roxo-escura. A floração ocorre durante a primavera e o amadurecimento dos frutos no verão.
Pioneira, heliófila e indiferente quanto às condições físicas do solo. Em geral desenvolve-se em clareiras, bordas de florestas e capoeirinhas. É particularmente comum em áreas mais úmidas como bordas de várzeas e de florestas ribeirinhas.
Sua ocorrência natural vai de Minas Gerais e Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul. Ocorre na região das Florestas Ombrófila Mista e Estacional Semidecidual.
Arbusto muito ornamental indicado para o plantio em jardins e praças. Seus frutos são consumidos por várias espécies de pássaros.
As sementes têm baixa viabilidade em armazenamento, devendo ser semeadas assim que coletadas. A germinação ocorre cerca de 05 a 10 dias após a semeadura e o potencial germinativo é elevado, acima de 85 %. Multiplica-se também por estacas, que enraízam após 30 a 60 dias. As mudas podem ser plantadas após cerca de 4 meses e seu desenvolvimento é rápido. Aceita podas.