A veigela está entre as espécies de plantas da família das Caprifoliaceae. É de origem do continente asiático com muita incidência na China, na Coréia do Norte e na Coréia do Sul e, portanto, algumas características desses lugares implicam e muito no desenvolvimento da planta.
Uma dessas características é o melhor clima para cultivar a veigela sendo o subtropical, o temperado e o tropical os mais indicados nesse caso.
A veigela é um ótimo exemplo de planta que se nos atentarmos bem sobre o cultivo, poderemos ter problemas na plantação. Essa planta é um arbusto, sendo considerado rústico, mas com algumas necessidades que devem ser observadas principalmente no primeiro ano da planta.
De todos os cuidados essenciais para essa planta, vamos perceber que algumas são mais delicadas e “cobrarão” um pouco mais da nossa atenção, como acontece com a temperatura ideal para planta.
Essa planta categorizada como arbustos e cercas vivas, apesar de ser originária dos lugares acima citados, pode ser facilmente cultivada em qualquer parte do mundo desde que este ofereça as condições ideais de clima, umidade e iluminação.
Sendo cultivada de acordo com as condições que serão citadas mais abaixo, a veigela por crescer entre 90 cm e 3 m de altura, chegando a esse máximo já na fase adulta de sua vida. A planta apresenta um ciclo de vida perene o que significa que teremos esse tipo de plantação brotando durante o ano inteiro em seu jardim.
Fisicamente, a veigela é uma planta muito ramificada e estas ramagens se apresentam sempre bem ereta e arqueada, o que faz com que o seu florescimento crie um aspecto decorativo, por isso a planta ser tão utilizada como cerca viva.
As suas folhas são ovaladas e colocadas de forma oposta em cada ramo com alguns poucos pecíolos e margem serrilhadas, todas sempre alternando entre a tonalidade verde e avermelhada.
As flores da veigela apresentam-se sempre solitárias ou em alguns poucos cachos, sempre na extremidade de cada ramo. Elas são pequenas e as cores variam podendo ser rosas, amarelas, brancas ou vermelhas. Os frutos, em forma de cápsula, são secos, mas contém muitas sementes.
Cultivo
Por ser uma planta rústica, haverá necessidade preocupar-se tanto com os cuidados, pois a veigela não vai cobrar tanto isso de quem a cultiva. A manutenção da planta fica restrita a praticamente as adubações anuais assim como as podas que também devem ser feitas com esse intervalo de tempo.
O cultivo regular deve ser feito sob o sol pleno, com solo bem fertilizado, drenado, rico em matéria orgânica e irrigado com regularidade certa. Apesar de para o cultivo certo ser indicado o sol pleno, a veigela vai preferir ser cultivado em clima frio e com um pouco de umidade.
Essa planta também não vai tolerar climas muito quentes, principalmente o calor tropical e não responde muito bem aos períodos de estiagem. Se for cultivar a veigela em locais onde o clima predominante é o subtropical, deve deixar sempre a planta à meia sombra para que ela cresça bem.
A fertilização, independente de clima, deve ser rica em fósforo no início e no final da primavera, pois isso vai estimular a floração da planta.
Quanto terminar a floração da veigela, deverá ser feito uma poda no máximo um terço dos ramos mais velhos para dar espaço aos novos que crescerão na próxima floração. A veigela se reproduz por estaquia feita a partir dos ramos lenhosos e por sementes.
Doenças
Toda planta está sujeita a adquirir algumas doenças e não seria diferente com a veigela. Ela apresenta as doenças comuns tanto em cercas vivas quanto em arbustos e você precisa atentar-se muito para que a veigela não seja contaminada. Sendo uma planta rústica, como puderam já notar nas afirmações mais acima citadas, pode ocorrer o aparecimento de algumas doenças e fungos, e dificilmente será percebido.
O problema mais comum é a podridão da raiz que pode acontecer com a planta. Isso acontece porque a veigela vai exigir um solo bem úmido e o clima ideal não é o com temperaturas mais altas, vai acontecer de períodos onde você vai irrigar a planta e o solo permanecerá ainda úmido por um tempo além do ideal. Isso vai gerar um crescimento de madeira apodrecida além de folhas murchas.
O Oídio é outro problema comum na veigela. Esse fungo passa a agir na planta através da absorção de seus nutrientes o que deixa uma noda esbranquiçada nas folhas.
Para tratar de qualquer um desses problemas, o ideal é procurar produtos fungicidas que são facilmente encontrados em lojas que vendem produtos para plantas. A aplicação vai variar de acordo com cada fungicida e alguns ainda serão necessários à mistura com água, devido a concentração em alto volume.
Opte sempre pelos mais naturais para evitar que os fungicidas agridam tanto a sua planta, optem pelos mais naturais e só suspensa a aplicação quando perceber que o a doença sumiu por completo.