A sálvia é uma planta semi-lenhosa e subarbustiva, pertencente â família Lamiaceae e originária da América do Sul – Brasil. Também é conhecida como alegria-dos-jardins e sangue-de-adão.
Suas flores tubulares esbanjam uma forte cor vermelha, e sua atração aos beija-flores e também às borboletas é um ótimo motivo para que se plante nas épocas de primavera.
É uma ótima recomendação para jardins, se quiser que sua casa fique com a frente totalmente linda. Com sua fragrância que lembra o abacaxi, são deliciosas e dão cores em saladas de frutas, bebidas e sobremesas. Esmague algumas folhas aromáticas em um chá quente ou frio, para um gosto prazeroso.
Cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica acrescido de farinha de osso, bem drenado e irrigado periodicamente. Gosta de solo ligeiramente úmido, nunca encharcado.
Recomenda-se fazer a poda de limpeza, removendo flores secas e velhas para revigorar a planta. Depois da florada ela pode ser podada, para estimular novas brotações.
Com o passar do tempo a planta não apresenta o mesmo vigor do primeiro ano de plantio, por isso é cultivada como anual ou bianual.
É necessário sol pleno para seu desenvolvimento e regas regulares para um melhor crescimento e florescimento. A Sálvia irá murchar e eventualmente perderá suas folhas durante a secura, mas voltando a regar, normalmente se estabiliza.
Sua multiplicação é feita por sementes.