Trata-se de uma belíssima planta que se cobre de flores apresentando um maravilhoso espetáculo para quem a vê.
A planta pertence à família Euphorbiaceae e origina-se da América Central (da Costa Rica até o Sul do México).
É também conhecida por outros nomes populares, tais como: cabeça branca, leiteiro-branco, cabeleira-de-velho, flor-de-criança, chuva-de-prata.
Características da Neve-da-montanha
Não se trata de uma árvore de grande porte como algumas pessoas pensem, quando veem fotos da planta. A Neve-da-montanha é um arbusto (possui seiva leitosa) de caule com muitos ramos, semi-lenhoso.
Quando ela cresce naturalmente, sem estar podada, ela tem uma forma arredondada. A casca de seu caule tem uma cor que vai de acinzentada a marrom claro e sua altura pode variar entre 2 a 3 m. Porém, com podas organizadas seu tamanho pode ser diminuído, deixando sua copa e sua altura bem menores, adequando-a ao tamanho necessário ao seu jardim.
A planta possui características bem diferentes de outras plantas mais comuns. Sua folhagem é verde e suas flores são brancas em forma de estrelas. Durante os meses de outono e inverno ela perde suas folhas, fica completamente branca com uma florada abundante.
Cultivo
Por ser uma planta perene (planta de longa duração) seu cultivo é fácil.
- O solo precisa ser sempre do tipo areno-argiloso, com drenagem excelente, enriquecido com bastante matéria orgânica. Não tenha medo de abusar no adubo orgânico. Quanto mais usar esse tipo de adubo na planta, mais ela lhe retribuirá com flores.
Quando ela está bem cuidada, apresenta floradas de causar fascinação. Porém, no caso de não ter um solo desse tipo, pode-se fazer essa composição no jardim, usando bastante areia e argila no local escolhido para fazer o seu plantio. Ela não se adapta em solos comuns.
Pode também acrescentar um adubo com elevada concentração de fósforo que é o NPK e fazer um reforço do adubo orgânico aumentando a dosagem no final do verão. É muito importante que você nunca deixe que lhe falte nutriente.
A planta Neve-da-montanha é forte e de longa duração, como já foi dito, porém se o solo onde ela estiver plantada ficar empobrecido, ou seja com carência de nutriente, ela é afetada em seu crescimento e em sua floração.
Porque ela depende basicamente que o solo esteja nutrido para que ela se desenvolva bem mostrando todo o seu esplendor.
- A multiplicação da planta é feita através de mudas ou sementes.
- A melhor época para se fazer a adubação dessa planta é na primavera e no verão.
- As regas devem ser feitas 2 vezes por semana, porém, se perceber que o solo está seco, faça mais regas. O solo não pode ficar encharcado, mas deve estar sempre ligeiramente úmido.
- Para que a planta fique cheia de flores, plante-a em local onde ela receba bastante luminosidade. A neve-da-montanha gosta de sol pleno.
Ela floresce menos, caso receba pouca luz. Porém, existe uma curiosidade em relação à luminosidade e a planta: Durante a noite se ela ficar exposta a iluminação artificial seu florescimento pode ser inibido ou ficar atrasado.
- Embora prefira bastante luminosidade, essa planta adapta-se melhor em lugares de clima ameno. E, em regiões com maior altitude ela floresce mais, e detalhe importante: Não suporta geadas.
Podas
- Na hora de fazer a poda, o ideal é deixá-la com formato redondo, assim ela fica mais compacta e fica bonita.
Pode também fazer com que ela fique como uma arvoreta, contudo não se esqueça que a poda nunca deve passar de 1/3 da planta e só deve ser feita após a sua florada.
É fundamental que deve-se usar luvas sempre que estiver fazendo a poda porque a sua seiva é tóxica e pode causar irritação na pele. É bom observar também, que por ser tóxica é melhor que ela não esteja em lugar onde circulem crianças e animais. O perigo com relação à sua toxidade está em ingerir a sua folha e não em tocá-la propriamente, porque a toxidade da planta Neve-da-montanha se encontra em sua seiva.
- A Neve-da-montanha tem sido muito usada em paisagismo onde ela é muito valorizada. Pode ser vista em grandes jardins, jardins de pequeno porte, em praças, em plantio isolado ou plantada em grupos de três a quatro árvores ou até como cerca viva.
- Apesar de ela precisar estar em solo meio úmido, a planta tolera períodos de estiagem, porém floresce menos. Na verdade, ela sempre floresce menos em qualquer situação que seja diferente daquela que é adequada a ela. Deve ser por isso, que no clima frio subtropical ela apresenta uma floração bastante intensa.
- Durante os meses em que faz mais calor, o ideal é que as adubações sejam bimestrais.
Curiosidades sobre a Neve-da-montanha
Essa planta fantástica tem suas folhas decíduas e elípticas. Suas belas flores brancas têm ao redor vistosas brácteas que possuem cor branco-creme.
Quando é feito podas bem conduzidas (sempre com muito cuidado e moderação), mexendo no formato de sua copa, pode-se conseguir belíssimos efeitos visuais.
É no inverno que a planta fica mais bonita. Carregadinha com as suas maravilhosas flores brancas e exalando um delicioso perfume.