Também conhecida popularmente como Borboleta-azul, Clerodendro-africano, Clerodendro-azul, a flor-borboleta é uma planta que floresce o ano todo em regiões de clima quente, e na primavera, verão e outono em clima temperado ou subtropical.
Nativa da África e pertencente à família Lamiaceae, a flor-borboleta é uma planta arbustiva, caracterizada pelas delicadas flores azuis, semelhantes à borboletas.
Pode ser cultivada isolada no jardim ou em grupos, formando renques junto a muros por exemplo. Se combinada com outras espécies também poderemos obter um excelente efeito, especialmente se as companheiras tiverem flores amarelas.
A planta pode chegar a 3 m de altura podendo ser podada para manter o formato e tamanho desejado. Se for conduzida com amarrios sobre um suporte apropriado se tornará uma bela trepadeira. Pode também ser cultivada também em vasos e jardineiras, adornando assim varandas, pátios e sacadas.
Seu caule apresenta textura semi-lenhosa e ramificada, com folhagem esparsa. As folhas são ovaladas, de cor verde escura. Floresce o ano todo em regiões de clima quente, e na primavera, verão e outono em clima temperado ou subtropical.
As inflorescências surgem nas pontas dos longos e curvados ramos. Cada flor apresenta cinco pétalas, sendo que destas quatro são de cor azul claro e uma é de cor azul escuro. O aspecto geral da flor lembra uma borboleta, com os longos estames no topo, fazendo às vezes de antenas. Atrai polinizadores, como abelhas e borboletas.
O seu cultivo deve ser à meia sombra e irrigado regularmente, em solo fértil, drenável , enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
Aprecia o calor e a umidade tropicais. É de fácil manutenção, exigindo apenas adubação orgânica e podas anuais.
Após as floradas, é interessante podar-lhe as pontas dos ramos com inflorescências velhas e murchas, estimulando assim novas florações. Não tolera geadas.
Em lugares com inverno frio, convém cultivá-la em vasos e protegê-la em ambientes internos durante essa estação.
Neste período, convém também reduzir as regas. Sua multiplicação é facilmente feita por mergulhia e estaquia dos ramos e raízes.
É uma planta que não tolera invernos rigorosos, nesta época, convém cultivá-la em vasos e protegê-la em ambientes internos durante essa estação. Neste período, convém também reduzir as regas.
Sunday, 6. January 2019
Adorei saber sobre esta planta. Minha mãe ficou encantada.
Obrigada pelas informações