A flor-borboleta é uma planta originária da África e pertencem à família Lamiaceae. É uma planta que apresenta uma aparência delicada e sofisticada, podendo ser usada como decoração em jardins externos e ambientes externos.
Esta planta também é conhecida pelos nomes populares de Clerodendro-azul e Clerodendro-africano, o que lhe confere a característica de arbusto.
A beleza das flor-borboleta chama a atenção, apresentando um caule com textura ramificada e semi-lenhosa, com folhagem esparsa, tendo folhas ovaladas e opostas, as flores são azuis. A planta foi descoberta na África, se adaptando facilmente ao calor.
Quando florescem
A flor-borboleta possui um ciclo de vida perene, ou seja, possui capacidade para florescer durante todo o ano, independente da estação. No entanto, como a planta está acostuma com as temperaturas altas, a tendência é que a floração seja mais intensa na primavera e verão.
Como plantar a flor-borboleta
Para plantar as flor-borboleta é recomendado selecionar um local com solo fértil e bem drenável, que tenha meia sombra, pois a planta carece de luminosidade plena para se desenvolver de forma saudável.
O ideal é plantá-la diretamente no jardim externo ou em jardineiras espaçosas para que tenham espaço para se desenvolver. Faça covas de 8 cm e espalhe os canteiros com, pelo menos, 20 cm de distância para que uma planta não interfira no crescimento da outra.
Cuidados com o cultivo da flor-borboleta
Apesar de terem uma aparência delicada, as planta tem uma manutenção simples e trato fácil.
Deve ser regada duas vezes por semana, mas com cuidado para não encharcar o solo.
A cada 6 meses é recomendado enriquecer o solo com matéria orgânica. Uma vez por ano é indicado fazer podas para que os galhos desgastados possam dar origem à novas ramificações.