Dodonaea é um gênero botânico de plantas com flor, que engloba cerca de 70 espécies, na maioria, originárias da Austrália.
As mais populares são a Dodonaea viscosa, com folhas viscosas e flores vermelhas, e a Dodonaea angustifolia, com folhas estreitas verde-amareladas.
A Dodonaea viscosa é originária da Austrália, possui folhas viscosas e flores delicadas vermelhas.
Na maioria, são arbustos pequenos com ramificações densas e folhas simples. As flores são pequenas e delicadas, normalmente vermelhas. O porte é variável, dependendo da espécie. Podem ser encontradas espécies de Dodonaea em diversas regiões, incluindo América do Sul e África.
Os cuidados variam conforme a espécie, mas seguem um padrão. O solo deve ser bem drenado. As regas moderadas ou baixas, já que são arbustos resistentes à seca quando adultos.
As dodonaeas preferem sol pleno e são tolerantes ao frio, mas preferem climas mais quentes. Já as podas devem ser leves, apenas para manter a forma ou remover os galhos mortos.
A Dodonaea angustifolia possui folhas mais estreitas e verde-amareladas
A propagação pode ser feita através de sementes maduras, em solo leve; ou por estacas, com cortes saudáveis e plantio em solo úmido, com regas frequentes até a fase adulta.
No paisagismo, podem ser cultivadas como arbustos ornamentais ou conduzidas como cerca-viva. Algumas espécies ajudam na prevenção da erosão.
Entre os problemas mais comuns no cultivo, estão o apodrecimento das raízes, por excesso de água, e o ataque de cochonilhas e pulgões.
As cochonilhas costumam ser identificadas por pequenas bolas esbranquiçadas e podem ser eliminadas com álcool. Já os pulgões são denunciados por manchas nas folhas e a solução pode ser pulverizar a planta com receitas naturais à base de sabão de coco.