O lilo ou lilás, como é mais conhecido, é um arbusto ereto, com atrativas florações, folhagem densa, decídua e troncos de madeira oca. A planta é originária do Oriente Médio e em seu estado natural é encontrado em lugares ensolarados, nas margens dos córregos, nas encostas da montanha íngreme e rochosa.
Suas folhas são ovais simples ou cordiforme, com acumen longa, entre 4 e 6 cm de comprimento, de cor verde-azulado ou verde claro e cinza pelo feixe na parte inferior.
O lilo é um arbusto com flores que podem ter cor rosa, roxa, amarela ou branca. Ele é comumente encontrado em lugares mais frios e possui porte grande, alcançando até 9 m de altura. Ao crescer muito, ele pode acrescentar uma fonte de sombra ou servir como uma cerca viva.
As inflorescência são em panículas de 10-20 cm de comprimento. Flores perfumadas que podem ser simples ou dobradas e florescendo na Primavera e Verão. A cor natural é lilás pálido ou branco, mas há agora uma abundância de cultivares que se sucedem na cor branca.
Como cultivar
O lilo pode ser cultivado em casa, mas é preciso bastante espaço para isso. As melhores épocas para plantá-lo são o outono e a primavera. Se você tiver uma muda, faça um buraco profundo e largo e posicione-a com suas raízes abertas verticalmente no solo.
Se estiver fazendo uma plantação de lilases, dê um espaço de pelo menos 1,5 metro entre os arbustos. Lembre-se de escolher uma área com muito sol à tarde e solo bem drenado. Depois de plantá-los, regue-os bem e mantenha cuidados gerais e poda regular.
Em jardinagem é uma espécie muito ornamental devido à sua forma, sua floração e seu aroma intenso e delicado ao mesmo tempo. Serve como uma flor de corte, também para formar cercas vivas, para formar grupos com diferentes variedades de cores, ou lugar isolado.
Um pouco mais lento de crescimento em seus primeiros anos, após esse período o crescimento é rápido. Tolera geadas fortes. É também resistente à pragas e doenças.
Aprecia a meia-sombra, mas irá florescer melhor em exposição ao sol.
A irrigação deve ser abundante no verão, especialmente antes da floração.
Necessita de muito fertilizante, uma boa idéia é aplicar adubo orgânico a cada quatro meses.
Preferencialmente o solo neutro ou alcalino e com boa drenagem.
Solo: terra de jardim com um preparado de composto em partes iguais, podendo adicionar um pouco de cal. Suporta areia ou solos argilosos.