A Trombeta rosa é um tipo de arbusto de grande porte que com facilidade atinge entre 2 e 3 m de altura. É uma planta utilizada com frequência para finalidades ornamentais devido as suas flores grandiosas e vistosas.
Características da Trombeta rosa
Aparência
Com uma aparência bem peculiar essa flor compõe uma planta arbustiva que possui folhas ovaladas e de grande porte. O nome popular se deve ao formato pendular da flor que lembra uma trombeta, cada flor pode ter até 30 centímetros.
Geralmente essas flores são amarelas e brancas, mas é possível encontrar híbridos com tonalidade rosa.
Toxicidade
Embora tenha uma aparência interessante para ser usada com finalidades ornamentais é necessário tomar cuidado com o fato de ser uma planta extremamente tóxica.
A Trombeta rosa possui alcaloides em todas as suas partes podendo levar a reações bastante intensas incluindo vômitos, febre, náuseas, alucinações, mucosas secas, dilatação das pupilas entre outras.
Exatamente por esse motivo há grande restrição do uso dessa planta para fins paisagísticos pelas prefeituras de várias cidades.
Quando usada com critérios de bom senso, longe de crianças e animais domésticos, pode ser um componente interessante, mas não se esqueça da sua toxicidade.
Cultivo da Trombeta rosa
O ideal é que essa planta seja cultivada em sol pleno com solo fértil enriquecido por matéria orgânica.
A irrigação deve ser feita com intervalos regulares. A adubação deve ocorrer antes da floração e da poda. Uma planta que se dá bem com umidade e calor, motivo pelo qual pode ser encontrada próxima a riachos.
Quando essa planta é cultivada a meia sombra pode ter flores esparsas. Não é uma planta que se adapta a temperaturas muito baixas, pode se desenvolver sendo cultivada em estufas. A multiplicação pode ser feita por sementes e estaquia.
Curiosidades sobre a Trombeta rosa
Essa curiosa e tóxica planta é originalmente endêmica da região costeira sudeste do Brasil (em altitudes abaixo dos 1.000 m ao longo das margens dos rios), mas hoje em dia é cultivada em qualquer região do mundo com clima tropical e subtropical.
É considerada como extinta na natureza existindo apenas nas versões cultivadas para finalidades paisagísticas.
Parceria com borboletas
Uma grande curiosidade da natureza é a parceria entre as flores Trombeta rosa com a borboleta Placidula euryanassa.
Essa espécie de borboleta utiliza a flor como sua principal fonte de alimento em sua fase larval acumulando seus alcalóides para ter uma defesa efetiva durante a sua fase pupal afastando predadores eventuais.