Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Magnolia champaca

A magnólia-amarela é uma árvore ornamental, originária do sudeste asiático e conhecida em todo mundo pelo delicioso perfume de suas flores. Pertence à família Magnoliaceae e é considerada de porte médio, sendo que em cultivo ela alcança até 30 m de altura, mas em seu habitat pode chegar a 50 m, com até 1,9 m de diâmetro de tronco.

Seu tronco pode ser múltiplo ou único, com copa inicialmente piramidal que com o tempo vai adquirindo um formato de guarda-chuva. Suas folhas são ovadas a lanceoladas, alternas, grandes e brilhantes.

As flores são formadas por 15 tépalas recurvadas nas pontas e numerosos estames. Elas podem ser brancas, amarelas ou amarelo-pálidas, de acordo com a variedade e seu perfume pode ser sentido à distância. Os frutos são formados produzem de duas a quatro sementes. As sementes são muito atrativas para os passarinhos.

No paisagismo, a magnólia-amarela pode ser aproveitada isolada ou em grupos, adequando-se bem a estilos orientais e tropicais. Em grupos, pode formar renques ou pequenos bosques, em grandes áreas, sempre ao longo de caminhos e estradas, onde seu perfume possa ser valorizado.

Magnolia champaca1

Da mesma forma, plante-a isolada em locais de passagem, para que os transeuntes possam observar as flores e sentir o aroma. Cuide para não localizá-la muito próximo de janelas e portas de quartos, pois o forte perfume pode incomodar pessoas mais sensíveis.

Na Índia ela é considerada sagrada, sendo plantada no entorno de templos, tanto budistas como hindus.

De sua madeira, de textura fina, cor escura, moderada resistência e forte aroma, são fabricados brinquedos, caixas, objetos de arte, móveis e utensílios, além de ser aproveitada na construção civil.

Das flores da magnólia-amarela é extraído um óleo essencial de rica fragrância, utilizado na indústria da perfumaria. As flores ainda são utilizadas em colares típicos para adornar o cabelo das mulheres e enfeitar ambientes e espelhos d’água.

Seu cultivo deve ser em solo fértil, profundo, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano de implantação.

Apesar de ser uma árvore tropical, a magnólia-amarela pode tolerar geadas leves depois de bem estabelecida, tornando-a própria também para o clima subtropical do sul do país e o tropical de altitude de alguns municípios.

magnólia amaarela

Sua multiplicação é feita por alporquia e por sementes, postas a germinar na primavera. As sementes devem ser colhidas quando os frutos estão prestes a abrir, antes de caírem no chão. Elas precisam ser escarificadas em água para remoção de todo o arilo, que contém inibidores da germinação.

Após a escarificação plante em substrato arenoso, mantendo a umidade constante. A germinação ocorre entre um a dois meses após o plantio, com taxa de 20 a 30%.

pingosnas folhas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.