A Gardênia do Tahiti, mais conhecida como Flor de Tiaré, é uma planta perfumada da família das Rubiáceas, conhecida essencialmente pela sua utilização em produtos cosméticos. Ela tornou-se no emblema nacional da Polinésia francesa e das Ilhas Cook.
Suas características? Seu perfume poderoso de jasmim que claramente convida ao bem-estar. E graças a esta flor, pode dar ao seu interior um toque de exotismo e também um magnífico perfume da Polinésia.
Apresentação e descrição
A flor de Tiare provém de um pequeno arbusto perene muito presente em parte da ilha do Pacífico.
Pode crescer até 4 m de altura e as flores podem atingir 5 a 16 cm. Normalmente, são de cor branca e têm entre 5 e 9 pétalas dispostas em hélice. No entanto, às vezes as flores são amarelas.
Além desses símbolos, as flores de Tiare são usadas para preservar os costumes locais na Polinésia Na verdade, eles são usados durante cerimônias de boas-vindas para recém-chegados.
Outro uso: avisam se alguém está procurando uma empresa. Se a flor de Tiare for usada na orelha esquerda, significa que a pessoa já foi levada e não está à procura de ninguém. Por outro lado, se for usado à direita, isso mostra que a pessoa ainda está procurando por sua metade.
Cultivo da planta
Se você está interessado em sua cultura, aqui estão algumas dicas:
* Onde plantar:
Na França continental, você só pode cultivá-la em um vaso em um substrato de húmus rico e bem drenado. A temperatura deve estar entre 25 e 30 ° C.
* Plante-o em um vaso:
Em um vaso com bolas de argila ou uma camada de cascalho no fundo, coloque uma mistura de terra para o plantio. Coloque as mudas com as raízes nuas.
* Modo de semear:
Em caixa de turfa umedecida, cubra as sementes com substrato (2 a 3 mm) e regue na chuva. Coloque a caixa em um ambiente úmido a 35 ° C ou sob uma estufa aquecida. Assim que as plantas tiverem 4-6 folhas, replante-as. Em seguida, repote-os a cada 3 meses.
* Manutenção:
Em climas quentes, adicionar água regularmente para manter o substrato úmido. Reduza a ingestão no inverno.
Seu florescer é encantador e pode surpreender em beleza, comumente floresce durante a Primavera, no Verão e Outono, em alguns plantios ela pode perdurar sua floração anual.