O Callistemus chama a atenção pelo formato e também pelas cores. É uma planta curiosa e divertida, porém o melhor de tudo é que há variedades de callistemus vermelhos com cores e formas para cada espaço.
O que é Callistemus vermelho
Sua forma nos canta seu apelido, “escova vermelha”, porque na verdade tem o formato de uma escova, daquelas usadas para limpar mamadeiras e mamadeiras. Embora eles vêm da Austrália, o callistemus conquistou um lugar de destaque em muitos jardins e parques públicos da Espanha.
A facilidade que esses exemplares oferecem no cuidado deles e a capacidade de adaptação a quase todas as situações climáticas explicam por que se tornaram tão populares.
Características definem o Callistemo vermelho
Já foi mencionado algumas de suas características: seu divertido formato de pincel para limpeza de tubos e suas cores vermelhas intensas.
Se trata de uma planta com flores, que pertence à Magnoliophyta, à subclasse Rosidae e à ordem dos Myrtales. O nome científico desta espécie com folhas simples e inteiras é Callistemon citrinus.
Além de sua aparência, com o estames voltados para fora, que lhe conferem a forma de um pincel, o aroma que esta planta exala também lhe confere uma mais-valia, pois possui uma cheiro de limão muito agradável. Você poderá sentir esse perfume intensamente se rasgar as folhas. As flores costumam atingir 10 cm de tamanho.
Eles podem crescer até 8 m de altura, embora seja aos poucos, porque quando ele completar 2 anos mal medirá 2 m.
Além de folhas e flores, o callistemus vermelho também produz frutas. Eles vêm em cápsulas e têm aparência e textura amadeiradas.
Para finalizar esta revisão de suas características botânicas, diremos que o callistemus vermelho é uma espécie perene. Um bonito arbusto com flores vermelhas que iluminará os espaços.
Estas são as variedades de Callistemus vermelho que vale a pena conhecer:
Uma vez analisado as características básicas do Callistemus vermelho, agora vamos mostrar quais variedades existem da planta.
C. citrinus “névoa malva”
É uma bela variedade de callistemus, onde suas flores são de rosa. Uma característica desta variedade é que só podemos vê-las no verão, quando florescem. Além disso, à medida que a flor envelhece, ela perde a cor.
As flores são idênticas em tamanho às flores do callistemus vermelho, podendo atingir 10 cm.
C. citrinus “Splendens”
Possui flores maiores que outras variedades de callistemus vermelho, pois podem atingir 15 cm. Outra de suas características é que são de uma cor vermelha escura intensa e que possui folhas rígidas.
C. citrinus “rosa Perth”
É uma árvore muito compacta que produz flores cor de rosa. Em termos de tamanho, não difere muito dos demais callistemus, pois também costumam medir 10 cm. Porém, o que mais se destaca nelas são as folhas, que começam rosadas e vão ficando verdes à medida que amadurecem.
C. citrinus “Anzac Branco
Suas flores possuem estames que são cor branca. Além disso, também são grandes, como é o caso da variedade Citrinus splendens, com 15 cem de comprimento. Esses estames ficam rosados à medida que a flor amadurece.
Razões para cultivar Callistemus vermelho
Depois de conhecer a beleza destas plantas, não há necessidade de mais motivos para pensar em tê-las no nosso jardim. No entanto, vou apresentar-lhe mais alguns argumentos que certamente o convencerão disso, pelas utilizações que lhes pode dar.
O callistemus vermelho é uma planta que atrai muito os polinizadores, por isso ter estas espécies num jardim significa preencher o espaço de vida e atividade, convidando a natureza a instalar-se no seu terreno.
Você pode plantá-los em vasos, então não precisa de um jardim, mas pode cultivá-los em um terraço.
Eles precisam principalmente de luz, que é o que os sustenta. Portanto, mesmo em áreas frias, se você preparar um local protegido do frio, eles poderão crescer de forma saudável. E você pode até considerar tê-la como planta de interior para decorar sua casa.
Você pode combinar diferentes variedades de callistemus para criar um jogo de cores no seu jardim ou terraço.
Você pode transformar o seu callistemus vermelho em um bonsai e tê-lo em miniatura, o que também seria muito decorativo, para encher de vida a sua sala ou espaços interiores. Porém, isso lhe dará muito trabalho, porque os bonsai são exigentes. Tenha isso em mente.
Necessidades básicas do Callistemus vermelho
O callistemus vermelho e suas variedades têm um clima temperado e, por isso, devemos colocá-los ao sol ou à meia-sombra. Já foi dito que ele não aguenta muito o frio, porém isso deve ser qualificado. Porque é perfeitamente capaz de resistir a temperaturas de -3ºC, mesmo que ocasionalmente.
Quanto ao solo, deve ser fértil, ter boa drenagem e ser arejado. Você sabe como pode enriquecer ainda mais sua lavoura? Adicionando fertilizante de rosa no meio da primavera. Sua planta vai agradecer florescendo mais bonita e mais forte.
Tolera bem a seca, desde que não dure muito. Também não requer muita água, pois duas regas semanais bastam.
Se sofreu geadas, deverá ser podada quando chegar a primavera, para eliminar as partes danificadas e para que fique em todo o seu esplendor.
Isso é tudo que você precisa saber sobre o variedades do Callistemus vermelho, as suas cores e formas para cada espaço, bem como os seus cuidados, para que nesta estação a possa incluir entre as suas plantas preferidas.