A Azaléia aranha é um arbusto, pertence à família Ericaceae, perene, de crescimento lento, de até 1,20 m de altura por 1,5 m de largura. A planta é um híbrido de origem desconhecida.
Suas folhas são verde-pálidas e alongadas, podendo tornar-se avermelhadas e semi-decíduas em invernos mais frios.
As flores têm 5 pétalas estreitas, alongadas e delicadas, de cor rosa-arroxeado, com manchas escuras na base. Surgem na primavera e atraem abelhas.
Em paisagismo é usada em jardins como planta isolada em meio à gramados; em conjunto formando maciços; margeando caminhos, muros e cercas; também muito cultivadas em vasos e jardineiras.
Cuidados com a Azaléia aranha
Solo
A azaléia aranha deve ser cultivada em solo bem fertilizado, rico em matéria orgânica, e fértil. O ideal é utilizar farinha de ossos e adubo NPK para fertilizá-lo.
Isso porque esses nutrientes, como o fósforo, o potássio e o nitrogênio auxiliam no seu desenvolvimento. A acidez do solo é fundamental e deve estar entre pH 4,5 e 6. Também é necessário providenciar algumas estacas para facilitar a propagação da planta.
Luz
Essa espécie precisa ser cultivada em sol pleno. Portanto, prefira deixá-la em locais abertos, onde os raios solares incidem. Para que as flores cresçam saudáveis, as plantas devem receber cerca de 4 horas de sol, diariamente.
Hidratação
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Devido a fraca resistência à seca, é aconselhável fazer uma boa cobertura com cascas.
A azaleia floresce no período da primavera. E apesar da beleza, é importante lembrar que a planta possui toxinas e deve ser evitada em locais com animais e crianças.
Azaleias preferem adubo orgânico, para garantir maiores floradas, adubar duas vezes ao ano, uma no fim do inverno e a outra no fim do verão com farinha de osso e composto orgânico, aproveitando para afofar a terra próximo à planta.
Essa é uma planta que atrai muitos insetos. Por isso, é preciso deixá-la saudável para aumentar sua resistência às pragas.
Planta Tóxica
A planta é levemente tóxica quando ingerida por animais e pode causar dores abdominais e problemas cardiovasculares.
.