Nome Científico: Lantana câmara
Nome Popular: Cambará, cambarazinho, lantana-cambará, verbena-arbustiva, cambará-miúdo, cambará-de-cheiro, cambará-verdadeiro
Família: Verbenaceae
Origem: América Central, América do Sul e florestas da Índia
Ciclo de Vida: Perene
Arbusto florífero de efeito muito ornamental, o cambará é excelente para a formação de maciços e bordaduras. Suas folhas são muito pilosas e os seus ramos flexíveis podem ser eretos ou semipendentes. As inflorescências são compostas numerosas flores, formando mini-buquês das mais variadas cores, como laranja, rosa, vermelho, amarelo e branco; sendo comum observar, na mesma inflorescência, flores com colorações diferentes.
Deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil enriquecido com composto orgânico, com regas periódicas. Tem grande potencial invasivo, tornando-se daninha em determinadas situações. Também é considerada planta tóxica e sua utilização terapêutica deve ter acompanhamento médico. Tolerante ao frio e às podas. Multiplica-se por estacas e sementes.
As plantas desta espécie são utilizadas para confecção de bonsai. Têm folhas de cerca de 7 a 8 cm, flores que mudam de cor durante a maturação e podem ser trabalhadas, facilmente. A madeira é fácil de trabalhar e o crescimento é lento.
Tuesday, 17. May 2011
Tenho Cambará em casa ( 3 pés) e sempre usei as folhas para fazer chá expectorante. Hoje meu filho está com 24 anos e desde que tinha 6 anos ele só toma esse chá qdo esta com tosse.
O meu Cambará é do rosa, desse eu não tenho medo de ser venenoso, pois o efeito expectorante é otimo. Os de outras cores eu não uso e nem recomendo para ninguém.