Família: Rosaceae
Nomes Populares: Amora-verde, amora-branca, amora-do-mato
Arbusto espinhoso de ramos escandentes com altura variando entre 1 a 2 m. As folhas são compostas, geralmente com três folíolos de margem serreada e espinhos no pecíolo e nas nervuras principais.
Apresenta flores brancas reunidas em inflorescências paniculares terminais que se formam em diferentes épocas do ano, principalmente no verão. Os frutos são verdes (mesmo maduros), se sabor doce e muito agradável, sendo comum a maturação no final do verão.
Características Ecológicas:
Pioneira, heliófila e pouco exigente quanto às condições do solo. Muito comum em clareiras ou bordas de floresta, caracterizando comunidades vegetais nos estágios inicial e médio da sucessão.
Sua ocorrência vai de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. No Paraná ocorre na Floresta Ombrófila Mista e na Floresta Estacional Semidecidual.
Além de seu potencial ornamental, pelas belas flores e possibilidade de formação de cercas vivas, também é muito relevante pelo sabor de seus frutos, consumidos em estado natural ou na forma de geléias. Os frutos servem ainda como atrativos para a fauna silvestre.
Saturday, 6. October 2012
Gostaria de saber aonde posso arrumar uma muda da amora branca?
Estou em São Paulo, Capital.