Suculenta é qualquer planta capaz de armazenar água, seja nos troncos, raízes ou folhas – característica que as protege das altas temperaturas e do clima árido de regiões da África e da América, onde surgiram. Portanto, cactos e agaves também são suculentas, mas geralmente chamamos assim apenas essas plantinhas de folhas gordinhas, que, de tão charmosas, são capazes de transformar qualquer canteiro num universo de formas e texturas, e também dão um charme extra a qualquer lugar mesmo sozinhas num vasinho.
Existem cerca de 22 mil espécies de suculentas, sendo 2 mil só de cactos. No Brasil, há mais de 100 espécies, e na Jardinaria temos aproximadamente 20 tipos de suculentas diferentes.
Abaixo algumas das espécies brasileiras
Jade (Crassula argentea) – suculenta de até 3 m / floresce no outono e inverno
Echevéria-baby (Echeveria derenbergii) – suculenta de até 10 cm / flores na primavera e verão
Echevéria (Echeveria glauca) – suculenta de até 20 cm / flores na primavera e verão
Gastéria (Gasteria verrucosa) – suculenta de até 10 cm / flores na primavera
Planta-fantasma, Crássula (Graptopetalum paraguayense) – suculenta pendente de até 50 cm / flores no verão
Aortia (Haworthia cuspidata) – suculenta de até 6 cm / flores quase o ano inteiro
Huernia (Huernia Keniensis) – suculenta de até 10 cm / flores quase o ano inteiro
Planta-pérola (Haworthia margaritifera) – suculenta de até 15 cm / flores na primavera
Flor-da-fortuna (Kalanchoe blossfeldiana) – suculenta de até 30 cm / flores quase o ano inteiro
Orelha-de-gato (Kalanchoe tomentosa ) – suculenta de até 60 cm / flores no verão
Flor-de-maio (Schlumbergera truncata) – suculenta de até 60 cm / flores no outono e inverno
Carpete-dourado (Sedum acre) – suculenta de até 30 cm / flores no verão
Dedinho-de-moça (Sedum burrito) – suculenta pendente de até 40 cm / flores na primavera
Dicas:
- Você pode reunir em um único vaso mais de uma espécie. Para isso, agrupe plantas que tenham os mesmos gostos de água e sol e preste atenção para não deixar que as suculentas maiores façam sombra nas menores. Se for preciso, vire o vaso de tempos em tempos, para proporcionar o crescimento por igual.
- Chamam-se echeverias (imagens 02 e 03) as suculentas cujas folhas fazem uma grande flor, semelhante a uma mandala. De coloração esverdeada ou azulada, suculentas dessa espécie se dão muito bem em vasos, mas, quando for regá-las, evite derramar água nas folhas.
- Uma planta que faz muito sucesso no Brasil, a Graptopetalum paraguayensis (imagem 05) é originária do México e vai bem à meia sombra, mas a aparência compacta que tem na foto só aparece se a planta for cultivada a pleno sol.
- Uma das Huernias mais comuns em cultivo, a Keniensis (imagem 07) também é uma das mais fáceis de manter. Aceita sol pleno ou meia sombra e dá flores (que parecem sinos) praticamente o ano todo, mas principalmente no verão.
- A Kalanchoe (imagem 09) é considerada a flor da fortuna e da felicidade, por isso é muito presenteada entre amigos e parentes. Suas flores possuem uma enorme variedade de cores e podem ser simples ou dobradas, porém, as espécies com flores dobradas são chamadas de Calandivas. Esta planta deve ser cultivada a pleno sol, mas é bem tolerante ao frio.
- Algumas espécies, como a popular flor-de-maio (imagem 11), fica linda em vasos presos no teto. Suas flores grandes e brilhantes, podem ser rosas, brancas, laranjas ou vermelhas e atraem beija-flores.