A grande maioria dos cactos e suculentas necessita ser transplantados em média de 3 a 5 anos depois de plantados. Se o vaso está cheio, necessariamente não é sinal de que é a hora do transplante para outro vaso, ou mesmo transplante para o jardim.
Fique atento, pois o sinal de que esta na hora do transplante é quando as raízes já estão saindo para fora dos buracos dos vasos. Caso não haja raízes próximas aos buracos de drenagem, espere mais um pouco, pois até esse momento não existe uma real necessidade de transplantar a espécie.
A época mais indicada para transplante é durante a época de crescimento, na grande maioria das espécies de suculentas e cactos é no início da Primavera.
O procedimento correto para o transplante começa pelo cuidado com sua planta, jamais puxe-a para fora do recipiente, você pode acabar quebrando sua planta ou quebrando suas raízes, o que pode levá-la a morte.
Para soltar mais facilmente as raízes, sem danificá-las, se estiverem em recipientes de plástico, primeiramente deixe que solo esteja bem seco, então aperte o recipiente em toda a sua volta, para ir soltando o solo e raízes. Logo em seguida, vire o recipiente de lado e a planta deslizará para fora.
Se estiver em recipiente de cerâmica, vire-o de cabeça pra baixo e a planta vai se soltar naturalmente. Caso isso não ocorra, empurre a planta com uma caneta introduzida nos buracos de drenagem. Tome cuidado com os espinhos ao manusear os cactos.
Após a retirada da planta, antes de transplantar para o novo recipiente, de uma podada nas raízes, principalmente nas partes onde quebraram e que estejam enroladas, o que prejudica o crescimento da planta.
Após esses procedimentos sua planta estará pronta para ir para o novo substrato e recipiente.
Dica: Vale lembrar que após o transplante é necessário esperar alguns dias pra regar e algumas semanas para fertilizar.